O plástico é um dos grandes problemas dos oceanos. Perante esta comprovação, um grupo de designers se juntou na elaboração de uma tecnologia capaz de fazer a coleta deste material em alto mar e assim reduzir os impactos causados no ambiente marinho.

Chamado de “Drone Marine”, o equipamento consiste em um veículo coletor, capaz de navegar pelo oceano retirando os resíduos que encontra pela frente. O princípio aplicado à criação é o mesmo de uma simples rede de limpeza de piscinas, que retém a sujeira para que ela seja descartada no local adequado.

Para ter um alcance efetivo na limpeza dos mares seria necessário espalhar diversos deste equipamento. No entanto, isso poderia gerar outro problema: a captura de peixes e outras espécies marinhas junto com a coleta do plástico. Os designers então resolveram esta questão através da utilização de sensores de sons, que mantêm os animais afastados a fim de evitar acidentes.

O Drone Marine é equipado com baterias superpotentes, capazes de mantê-lo em funcionamento sob as águas por mais de duas semanas. A equipe de designers, liderada pelo francês Elie Ahovi, estudou a tecnologia naval com profundidade antes de criar o equipamento.

Apesar de ser uma ideia totalmente útil, por enquanto, o produto é apenas um conceito e não há previsão para que ele esteja disponível comercialmente.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.