- Publicidade -

Embarcação coleta lixo plástico em ilha de Honduras

Desenvolvida na Flórida, EUA, a engenhoca foi projetada para capturar resíduos flutuantes sem afetar a vida marinha.

Uma embarcação marítima foi projetada para limpar resíduos plásticos. Chamada de “Holy Turtle”, trata-se de um dispositivo inovador testado no mar do Caribe, na costa de Roatán, Honduras, pela empresa SodaStream, fabricante de produtos caseiros para gaseificação de água. Ela já foi usada durante quatro dias e promete amenizar a poluição concentrada no local.

- Publicidade -

A Holy Turtle (em tradução literal, Tartaruga Sagrada) é um equipamento de mais de 300 metros de comprimento, cuja inspiração veio de sistemas de contenção de derramamento de óleo. Desenvolvida na Flórida, EUA, a engenhoca foi projetada para capturar resíduos flutuantes enquanto seus grandes orifícios de ventilação atuam para não afetar a vida marinha durante o trabalho. O dispositivo se conecta a dois barcos, criando o formato de U.

A iniciativa da SodaStream foi inspirada em um vídeo filmado por Caroline Powers em outubro de 2017 na BBC, destacando a fotografia subaquática de uma massa de lixo flutuante na costa caribenha de Roatán. Movido pelo vídeo perturbador, o CEO da SodaStream, Daniel Birnbaum, capitão experiente e oficial da marinha, começou a buscar soluções. “Não podemos limpar todo o lixo plástico do planeta, mas cada um de nós precisamos fazer o que for possível. O mais importante é nos comprometermos a parar de usar plástico descartável”, afirmou.

“Mais de oito milhões de toneladas de plástico vão para o oceano todos os anos. Esse plástico não desaparece. Ele se fragmenta em pequenas partículas, flutua no oceano, põe em risco a vida marinha e acaba em nossa cadeia alimentar”, disse Birnbaum. “Todos nós devemos nos unir para reduzir o uso de plástico descartável e nos comprometer com a mudança de hábitos e a reutilização. Está em nossas mãos”.

A poluição plástica coletada pela “Tartaruga Sagrada” será usada para criar uma exposição e conscientizar os consumidores ao redor do mundo para reduzir o consumo de plástico descartável em todas as suas formas, incluindo copos, canudos, sacolas e garrafas.

- Publicidade -