- Publicidade -

Designer inglês cria chaminé capaz de produzir energia

O ChimChum é um novo modelo, em escala reduzida, de turbina de vento projetada para ser montada no topo de uma chaminé, criada pelo jovem designer inglês Thomas Postlethwaite.

O ChimChum é um novo modelo, em escala reduzida, de turbina de vento projetada para ser montada no topo de uma chaminé, criada pelo jovem designer do Reino Unido, Thomas Postlethwaite. 

- Publicidade -

Embora o dispositivo pareça bloquear a abertura da chaminé, a fumaça pode ser efetivamente ventilada para fora, pois tem slats de ventilação construídos na tampa superior que se deslocam permitindo a passagem de ar. Este arranjo também impede que detritos de animais caiam e que ninhos sejam feitos dentro da chaminé. 

As hélices são fabricadas a partir de uma resina muito forte, mas extremamente leve, de fibra de carbono, que possui excelentes propriedades de resistência térmica. 

As partes alongadas côncavas nas hélices são moldadas em ambos os lados das palhetas, garantindo que qualquer passagem de ar seja suficiente para girar o mecanismo. Como resultado destas propriedades, a quantidade de energia necessária para rodá-las é baixa e isto permite que até mesmo uma brisa leve do vento participe da produção de eletricidade. 

As partes internas do dispositivo são ocupados pelo gerador e os rolamentos. Ambos os componentes são fabricados em aço inoxidável para torná-los duráveis. Além disso, o atrito entre os rolamentos ajuda a conseguir maior eficiência. 

- Publicidade -

O produto é simples. Os componentes mais baixos são o gerador e o conjunto de rolamento, que também são montados no topo da chaminé. O componente central é o cata vento e o extrator de fumaça; e a parte mais elevada é a tampa superior. 

As pás do cata vento são inspiradas na aerodinâmica natural de uma semente de sicômoro e a tampa de alumínio impede a queda direta de detritos animais no respiro da chaminé. A ventilação assegura que não haja a nidificação animal, pois os pássaros não podem entrar na estrutura, além de permitir que a fumaça seja ventilada para fora de forma eficiente. 

O projeto foi feito para gerar eletricidade para a casa, ao mesmo tempo que leva a fumaça para cima e a elimina pela chaminé.

- Publicidade -

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter