O designer britânico Matt Hope criou uma bicicleta capaz de purificar o ar de regiões muito poluídas, proporcionando ao ciclista uma oxigenação mais saudável. O sistema é acionado a partir das pedaladas, que geram energia para o funcionamento de um filtro de ar instalado na bike.

O conceito foi desenvolvido para os ciclistas de Pequim, cidade que enfrenta preocupantes índices de poluição atmosférica. O designer britânico criou o protótipo para incentivar os habitantes da capital chinesa a andarem de bicicleta da maneira mais saudável possível, já que pedalar por lugares muito poluídos pode acabar comprometendo o desempenho do corpo.

O mecanismo criado por Hope que purifica o ar é simples: as pedaladas geram eletricidade suficiente para alimentar um pequeno gerador, que purifica o ar. As impurezas ficam armazenadas em uma lata de lixo acoplada na parte traseira da bicicleta. A partir daí, o ar puro é separado e direcionado a um tubo, conectado a uma máscara de gás que deve ser fixada ao capacete.

Embora o ciclista fique com um visual bem estranho, a invenção de Hope é uma boa saída para regiões que sofrem com a poluição extrema. A bike capaz de fabricar ar limpo ainda não tem data para chegar ao mercado. Com informações do Inhabitat.

Veja o vídeo abaixo para saber mais sobre a bike que purifica ar poluído: 

Redação CicloVivo

 
Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.