composteira elétrica Terraform Kitchen
Foto: Divulgação
- Publicidade -

Mais da metade dos resíduos que produzimos em casa é composta por matérias orgânica, rica em nutrientes, que pode ser reaproveitada por meio da compostagem. Ao compostar nossos resíduos orgânicos, estamos dando a destinação correta a um material que tem grande valor biológico e pode ser transformado em adubo orgânico de boa qualidade.

Além da compostagem em leiras ou caixas, que demandam um espaço maior, é possível usar minhocários para reciclar os resíduos orgânicos que produzimos. Mas, além destas duas opções que emandam um certo tempo e alguns cuidados básicos, é possível usar uma composteira elétrica em casa.

composteira eletrica Terraform Kitchen
Foto: Site | Terraform Kitchen

Criado em 2017, a Terraform Kitchen é um equipamento 100% brasileiro criado em que pode reduzir em até 90% o lixo orgânico produzido em casa, evitando o envio deste material para aterros e dando um destino mais sustentável aos restos de comida e outros itens.

- Publicidade -

Comercializado em dois tamanhos, com capacidade máxima de 2 kg ou de 5 kg, o equipamento pode ser colocado na cozinha e receber os resíduos orgânicos da casa.

Mudança de hábitos

“Nosso principal objetivo é estimular o consumo consciente na sociedade, para que se reflita sobre os restos dos alimentos que ingerimos diariamente. Ao usar um produto como esse promove-se uma mudança de hábito positiva e essencial nos tempos atuais”, conta Julia Ries, gerente de produto da empresa.

Ao serem enviados para aterros sanitários ou lixões, que infelizmente ainda são uma realidade no Brasil, os resíduos orgânicos podem ter um impacto ambiental muito negativo como a geração do gás metano que é 24 vezes mais poluente que o gás carbônico, a geração de chorume que pode contaminar os lençóis freáticos e águas superficiais, além de servir como atração para moscas ratos e outros vetores.

A ideia da Terraform Kitchen em transformar o lixo doméstico em algo reutilizável, como o adubo, foi inspirada nas composteiras orgânicas tradicionais, um método de decomposição feito com bactérias aeróbicas, geralmente usado por quem mora em áreas com acesso à natureza ou grandes jardins.

Processo acelerado

“A diferença é que enquanto a compostagem tradicional demora dias e até meses para gerar o adubo, a Terraform Kitchen acelera o processo para obter o resultado em algumas horas, uma vez que a decomposição da comida é feita a partir de um processo de controle de temperatura, umidade e aeração do composto. Perfeito para quem quer fazer o descarte correto de seus resíduos de forma rápida e prática, sem sair de casa, ou melhor, da cozinha”, explica a gerente.

O resultado do processo é um adubo rico em nutrientes, indicado para fertilizar vasos, jardins e hortas, sempre misturado à terra, em proporções de 1 para 4. Caso o conteúdo não seja utilizado, ainda pode ser armazenado em potes vedados, com duração de até três anos, se bem conservados e mantidos longe da umidade. Outra opção é doar aos familiares, amigos e vizinhos.

“O fato curioso é que cada adubo conta uma história diferente, variando em cor e aspecto, pois a composição dos alimentos despejados na redutora influencia no material final, sem perder qualidade, claro”, conta.

A Terraform Kitchen é distribuída em todo país, sob encomenda e com frete calculado por região de entrega. A composteira com capacidade para 2kg custa cerca de R$ 3 mil e a opção com capacidade para 5kg está na faixa dos R$ 5 mil.

Para mais informações, acesse www.terraformkitchen.com.

- Publicidade -