- Publicidade -

Cachoeira, cascata ou catarata. Quando um curso de água limpa corre por cima de uma rocha, a beleza é sempre fascinante. Exemplo dessa maravilha da natureza são as Cataratas do Niágara, localizadas na divisa entre Canadá e Estados Unidos, que agora vão ganhar embarcações livres de emissões poluentes.

Assim como nossas Cataratas do Iguaçu, no Paraná, as do Niágara também recebem milhares de visitantes. Entre as agências que operam passeios turísticos e de barco, a Maid of the Mist vai lançar catamarãs totalmente elétricos. Além de não emitirem fumaça no escapamento, eles vão proporcionar uma passeio mais agradável aos passageiros e à fauna local, uma vez que funcionarão sem ruídos. Inicialmente, dois veículos serão colocados à disposição.

A tecnologia inclui baterias de lítio-íon e um sistema de carregamento em terra, permitindo operação sustentável com segurança. As baterias serão recarregadas durante sete minutos após cada viagem para 80% da capacidade, permitindo máxima eficiência e vida útil da bateria.

- Publicidade -

A notícia ganhou respaldo até do governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo. “A Maid of the Mist oferece passeios pelas famosas cataratas do Niágara Falls e Niagara River Gorge há mais de um século, e é uma atração turística do oeste de Nova York”, disse Cuomo. “Os novos barcos de emissão zero continuarão com essa orgulhosa tradição enquanto fortalece esforços para tornar o estado de Nova York um importante destino turístico ecologicamente correto”.

Projetado pela Propulsion Data Systems, as novas embarcações estão previstas para entrarem em operação a partir de setembro.

Veja também: Catamarã movido a energia solar é lançado em Bora Bora

- Publicidade -