A empresa norte-americana Epiphany é especialista em desenvolver tecnologias que envolvem energia solar. No entanto, a companhia resolveu investir em um gerador de energia portátil, que funciona a partir do reaproveitamento do calor armazenado em um copo, por exemplo.

Apelidado de “onE Puck” o equipamento é leve, pequeno e deve funcionar como uma solução para o momento em que a bateria de um aparelho celular simplesmente acaba. Para utilizá-lo é muito simples, basta tem um copo ou uma xícara cheia de alguma bebida quente ou fria. Também é possível aproveitar o calor de uma vela ou do gelo.

O equipamento é semelhante a um descanso de copo. Porém, ele é equipado com um motor conhecido como “Stirling”, capaz de transformar o calor em energia. Essa tecnologia não é totalmente nova, a grande novidade é o fato de que o onE Puck consegue transmitir esta energia para a bateria de um celular.

O gerador pode ser ligado a qualquer tipo de aparelho de telefonia móvel e outros dispositivos que tenham entrada USB e funcionem com 1000 mA ou menos. Isso o torna uma boa alternativa para momentos em que o usuário está longe da rede elétrica e precisa de uma recarga emergencial. Ele também deve ser um bom auxílio às pessoas que passam boa parte do tempo na rua.

O produto ainda não está disponível no mercado. A Epiphany fez a apresentação do onE Puck no Kickstarter, um sistema de financiamento coletivo. O intuito é arrecadar 100 mil dólares, para que o equipamento seja colocado à venda. Até o momento, as arrecadações marcam US$97.104.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.