Mesmo sem os aparatos que dispomos hoje, as antigas civilizações perceberam a ocorrência de ciclos regulares. Foi a partir da observação que passou a ser possível o planejamento. A partir do calendário, por exemplo, desenvolvemos a agricultura. Mas, é preciso aliar os saberes e conhecimentos seculares aproveitando os benefícios das novas tecnologias. É neste sentido que é bem-vindo o aplicativo CalendAgro, um calendário lunar agrícola disponível gratuitamente para celular.

O aplicativo sistematiza informações da lua, dos astros e da agricultura biodinâmica, orientando os melhores dias de plantio de cada cultivo. As dicas têm como base os conceitos do educador e filósofo Rudolf Steiner (1861-1925) que criou o método da agricultura biodinâmica, mesclando agricultura orgânica com conhecimentos químicos, geológicos e astronômicos.

“Adotando as orientações, os agricultores terão menos ataques de pragas e doenças nos seus cultivos”, promete os desenvolvedores. As dicas podem ser muito úteis para quem adota o cultivo livre de pesticidas e agrotóxicos.

Além disso, plantar de acordo com o período mais favorável para cada espécie é respeitar os ciclos e ritmos da natureza.

Como usar o CalendAgro

Clique aqui para baixar o CalendAgro no Play Store. Não há versão para iOS.

O aplicativo foi pensado para produtores orgânicos, agroecologistas, permacultores, agricultores biodinâmicos, agroflorestas e todos que desejam adotar a agricultura sustentável. Além dos melhores dias para plantio, é possível usá-lo ainda como caderno de anotações de tudo que está plantando ou manejando.

Os desenvolvedores mantém o aplicativo, mas pedem apoio para manutenção por meio desta campanha no Kickante.