- Publicidade -

Talvez as cadeiras de rodas, como conhecemos hoje, esteja com os dias contados. A empresa Exmovere Holdings desenvolveu uma nova tecnologia para deficientes físicos. Batizada de Chariot, a engenhoca deixa a pessoa de pé, permitindo que ela possa conversar olho a olho com outra pessoa. Além disso, permite que deficientes físicos tenham maior mobilidade e acessibilidade, o que facilita na inclusão social dos cadeirantes.

A invenção envolve a pessoa dos quadris pra baixo e se move com sensores de movimento e inclinação, deixando as mãos livres. Além de poder controlar a direção, o indivíduo também pode controlar a velocidade com que se move, podendo chegar a 25 km/h.

Além disso o aparelho, que é movido a eletricidade, conta com sistema de monitoração de batimentos cardíacos, sistema de aquecimento e resfriamento, GPS e até mesmo um sistema de sonar e radar para os usuários que sejam deficientes visuais.

- Publicidade -

Inicialmente o Chariot foi feito para ajudar os soldados feridos do exército americano, pois o seu design compacto permitia mover-se em ambientes que são pequenos para cadeiras de roda e scooters.

A Exmovere Holdings, empresa de engenharia biomédica, também está projetando uma versão onde a pessoa pode ficar sentada, para viagens mais longas.

Assista o vídeo da Chariot em uso:

[VIDEO:cadeira_de_rodas_mantem_usuario_em_pe]

Fonte: Revista PeGn

- Publicidade -