O Pavegen é um sistema de geração de energia movido pelos passos das pessoas. Criado no Reino Unido, o dispositivo gera eletricidade a partir do momento em que os pedestres pisam nos tapetes especiais instalados nas vias públicas.

O dispositivo é feito de borracha e acumula a força cinética obtida no impacto das pisadas. Quando o sistema concentra a quantidade de energia necessária, uma lâmpada de LED é acesa no próprio tapete, indicando que a eletricidade produzida já pode ser usada.

De acordo com Laurence Kemball-Cook, inventor do projeto, a energia gerada no Pavegen deverá ser transmitida para os sistemas elétricos das próprias vias públicas, como postes de iluminação, semáforos e letreiros luminosos. O inventor também afirma que o sistema dispensa a intervenção humana nos processos de transmissão e distribuição de energia.

A carga elétrica concentrada no Pavegen também pode ficar armazenada em uma bateria de lítio e ter diferentes aplicações. Mesmo que a intenção seja instalar os pisos de geração de energia nas calçadas, a nova tecnologia terá eficiência se for aplicada em shows e eventos sustentáveis. Com informações do Tecmundo.

 Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.