O inventor brasileiro José Carlos Bedran, desenvolveu um “Dispositivo móvel recarregável à luz solar”, com o intuito de criar um controle remoto que não necessite ser carregado por pilhas ou baterias.

A invenção é simples, basicamente um controle para aparelhos eletrônicos, em geral, equipado com uma placa que faz a captação da luz solar e iluminação ambiente convencional, transformando-a em energia.

O equipamento também possui uma placa interna que armazena a energia durante o dia, permitindo que o controle remoto funcione com a energia armazenada, evitando a utilização de baterias ou pilhas convencionais.

Além de poder ser desenvolvido em diversos formatos e tamanhos, o projeto pode servir para agregar valor à marca, já que os consumidores estão cada vez mais atentos às preocupações das empresas com a sustentabilidade.

O inventor ainda está em busca de parceiros para ajudar a desenvolver novos modelos. “O interessante deste projeto é que pode ser utilizado para diversas finalidades diferenciadas, além de possuir também, uma placa para captação de energia solar e até mesmo iluminação interna convencional”, afirma Bedran. 

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.