- Publicidade -

Nesta segunda-feira (29), o Grupo BMW estreou seu novo veículo elétrico, o BMW i3. O lançamento ocorreu simultaneamente em Nova York, Londres e Pequim. O elétrico deve chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2014.

“Inovação nos leva a mudança. O i3 é mais do que apenas um carro. É um passo revolucionário para a mobilidade sustentável”, disse o presidente da BMW, Norbert Reithofer, durante a estreia mundial em Nova York.

Reithofer destacou que o i3 é o primeiro carro que foi projetado desde o inicio para ser elétrico, e não adaptado, como os modelos já existentes no mercado. “É o início de uma nova era”, enfatizou.

- Publicidade -

O i3 é o primeiro produto a integrar o novo portfólio de elétricos da BMW, mas a empresa já fala no próximo, o i8, que seria a versão maior do i3. Os dois foram criados como conceitos e exibidos diversas vezes em salões nos últimos anos.

O novo elétrico será produzido em Leipzig, na Alemanha, onde a fábrica será alimentada, em sua maior parte, por energias renováveis, como a eólica.

Segundo a marca alemã, os carros elétricos serão a principal solução nas grandes cidades. "Eu e o prefeito Michael Bloomberg nos comprometemos a fazer de Nova York a cidade mais 'verde' do mundo", disse Reithofer.

O i3 deve entrar no mercado europeu em novembro deste ano ao preço inicial de cerca de 35 mil euros, aproximadamente 104 mil reais. Em seguida, até abril de 2014, o carro deve chegar às lojas americanas, custando 42 mil dólares, cerca de 95 mil reais. Ainda não há detalhes sobre o preço sugerido para o mercado brasileiro.

Conforme a montadora já havia divulgado, o i3 conta com um sistema de propulsão chamado eDrive, composto por um motor elétrico alimentado por bateria de ion-lítio. Ele é capaz de gerar 170 cv de potência e tem autonomia para rodar até 160 quilômetros. A BMW oferece também uma variante do compacto com um motor dois-cilindros para atuar como uma espécie de extensor de autonomia. Combinados, os dois propulsores terão condições de oferecer uma autonomia total de 300 quilômetros ao i3.

O hatch terá capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e alcançar a velocidade máxima de 150 km/h, graças ao seu baixo peso, de apenas 1.195 kg. Para diminuir o peso, a marca apostou em materiais como fibra de carbono e alumínio.

As aplicações da sustentabilidade no veículo também chegam ao seu interior, onde foram utilizados madeira de eucalipto europeia 100% certificada e couro curtido através da utilização de um agente natural derivado de folhas de oliveira.

O veículo será equipado com o sistema de navegação que considera todos os fatores relevantes, tais como a carga da bateria e estilo de direção do motorista, bem como as condições topográficas ou até mesmo informações atuais de trânsito. O sistema também conta com um aplicativo para smartphone, onde o motorista pode acessar, a qualquer instante, os dados do veículo.

Confira o vídeo:

Imagens e informações da BMW.

- Publicidade -