Samuel Aboagye
- Publicidade -

Samuel Aboagye é um jovem de Gana que vem ganhando notoriedade por suas tecnologias de baixo custo. A mais recente invenção é uma motocicleta construída com peças reutilizadas.

Sem ferramentas elétricas, Aboagye cortou pedaços de madeira com uma faca à mão para fabricar a estrutura do veículo. O motor usado é da máquina de costura da mãe. O modelo ainda inclui um painel solar, acoplado na traseira, e uma bateria. 

O jovem fabricou e montou seu inusitado veículo de duas rodas sozinho. Apesar de rústico, o modelo possui um sistema de freios, luzes e até um alto-falante Bluetooth para sintonizar em mais de 100 estações de rádio de Acra, capital do Gana. É possível também conectar o celular.

- Publicidade -

Em vídeo, ele explica que pensou no painel solar para reduzir as emissões de carbono. Também ressalta que este não é seu primeiro projeto. O adolescente já construiu um drone e uma máquina para lavar máscaras, além de um alto-falante Bluetooth feito com galão de água. Este último foi noticiado na BBC.

Quem se inspirou com Samuel Aboagye, vale conhecer a história do garoto que domou os ventos. O relato do menino que construiu uma turbina eólica para salvar seu vilarejo da fome virou até filme, cujo título O Menino que Descobriu o Vento está disponível no Netflix.

Abaixo o alto-falante construído com galão de água.

Fotos: Dext Technology Limited
- Publicidade -