Com grande parte dos seus empreendimentos na Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo, a Idea!Zarvos investiu na instalação de paraciclos nas ruas para oferecer suporte aos usuários de bicicletas como meio de transporte no bairro.

A ciclista Carolina Ferres comemora a ação e comenta as dificuldades que enfrenta para estacionar sua bicicleta. “Todos os dias, utilizo esse meio de transporte para ir trabalhar e sofro com a falta de paraciclos na Vila Madalena. A região tem muitos restaurantes, cafés, lojas e, mesmo assim, nunca encontro lugares para parar a bicicleta. Então, infelizmente, era obrigada a parar em lugares que atrapalham os pedestres”, comenta a ciclista.

A empresa  aproveita os espaços nas fachadas de seus futuros empreendimentos para inserir os paraciclos, espaço onde estão sendo construídos os edifícios POP Madalena e Mix 442. Os suportes foram desenvolvidos pelo designer venezuelano Pedro Useche, a partir de materiais utilizados nas próprias obras da Idea!Zarvos, como vigas e pontaletes. “Essa é a primeira vez que projeto um equipamento urbano. Acredito que esse tipo de infraestrutura é fundamental em um lugar como São Paulo, melhorando a vida dos ciclistas e também dos pedestres”, comenta Useche.

Os paraciclos estão localizados nas ruas Fidalga e Simpatia. Nesses lugares, a incorporadora instalou também tapumes artísticos, desenvolvidos pelo Estúdio Coletivo Rua, visando oferecer arte temporária de qualidade aos visitantes.

Agora, com os paraciclos, os espaços onde estão sendo construídos novos edifícios apresentam uma nova ferramenta de arte e funcionalidade à Vila Madalena. “Esse é um serviço de extrema importância para o bairro, pois se trata de uma solução escassa na região. Aliado à arte dos tapumes, os paraciclos agregam bem estar e qualidade de vida à comunidade local”, conclui Otávio Zarvos, fundador e presidente da Idea!Zarvos.

 

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.