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Unilever reduz em 36% o consumo de água e 35% de GEE

Além disso, cerca de 40% da energia consumida nas fábricas são provenientes de fontes renováveis.

Após quatro anos do lançamento do Plano de Sustentabilidade, a Unilever Brasil apresentou na última quarta-feira (20) os resultados de suas iniciativas. A companhia reforça o compromisso global de dobrar de tamanho, até 2020, ao mesmo tempo em que diminui pela metade sua pegada ambiental.

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Entre 2008 e 2014, período de mensuração dos resultados, a companhia cresceu mais de 60% (o faturamento passou de R$ 10,29 bi para R$ 16,7 bilhões), registrou redução de 36% no consumo de água e de 35% na emissão de gases efeito estufa no mesmo período. A empresa ainda celebra a marca de Aterro Zero em todas as suas 15 fábricas e seus centros de distribuição no País. Além disso, as ações de redução de nível de sal atingiram 28,4% de todo o seu portfólio de alimentos de varejo.

“Com sete bilhões de pessoas em nosso planeta, os recursos naturais estão sob imensa pressão. A elevação da temperatura, a escassez de água, a energia mais cara, as incertezas na oferta de alimentos e o aumento da disparidade entre ricos e pobres impõem à sociedade grandes desafios”, afirma Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil.

Entre os compromissos anunciados mundialmente pela empresa está a redução do consumo de água pela metade até 2020. Em 2014, todas as medidas de uso racional de água nas fábricas da Unilever totalizaram uma redução de consumo de 78.612 m3, o que representa uma economia suficiente para que 108 mil pessoas matem a sede diariamente ao longo de um ano.

Parte dos resultados positivos de redução também vem do investimento em produtos concentrados – contêm menos água em sua fórmula. Já entre os esforços de reduzir pela metade o impacto dos gases de efeito estufa do ciclo de vida de seus produtos até 2020 está o uso de energia “limpa”. Atualmente, cerca de 40% da energia consumida nas fábricas são provenientes de fontes renováveis, como biomassa, óleo vegetal, etanol e biodiesel.

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Outro avanço significativo do Plano de Sustentabilidade é a conquista de 55% das matérias-primas agrícolas adquiridas globalmente provenientes de fontes sustentáveis – até 2020, a meta é atingir 100%. Também, atualmente, 90% dos 13 ingredientes mais usados pelos produtos da marca Knorr no mundo são originadas de fontes certificadas Para alcançar estes números, a Unilever tem em sua estratégia visitas aos produtores, aconselhamento para melhorias na produção e auditorias sobre condições de trabalho, do uso do solo e da água, clima, biodiversidade local, entre outros.

A Unilever também realizou ações de redução de nível de sal – 100% dos sorvetes infantis contém até 110 kcal em cada porção -, e mais de 1,5 milhão de lares foram impactados pelo movimento “Ame o Coração”, da marca Becel, em parceria com o Incor e o HCor – iniciativa que conscientiza a população sobre hábitos alimentares capazes de prevenir doenças cardiovasculares.

No semiárido brasileiro, mais de 450 mil crianças sofrem com a ausência de sanitários ou de água tratada nas escolas. Vim lançou, em parceria com o UNICEF, um projeto para transformar a vida de mais de 450 mil crianças e jovens do semiárido, melhorando o saneamento e acesso à água tratada nas escolas. Já, Lifebuoy, com a Pastoral da Criança, impactou mais de 916 mil crianças ensinando a importância da lavagem das mãos – uma mudança de hábitos que contribui para a redução de diarreia e doenças respiratórias.

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O Plano de Sustentabilidade da companhia ainda estabelece três metas globais a serem atingidas até 2020: ajudar mais de 1 bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar; reduzir pela metade a pegada ambiental dos seus produtos e melhorar as condições de vida das pessoas. Para conhecer os avanços da Unilever em todos os pilares do Plano de Sustentabilidade, acesse aqui.