pulseiras yawa #TOGETHERBRAND
Foto: Divulgação | #TOGETHERBRAND
- Publicidade -

A #TOGETHERBAND estabeleceu uma parceria com a comunidade indígena brasileira dos Yawanawá, que vive no coração da Floresta Amazônica, para criar uma gama de pulseiras inéditas feitas a partir de sementes de açaí. 

Esta é primeira pulseira #TOGETHERBAND que reúne todas as 17 cores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. As sementes das pulseiras Yawa são pintadas à mão e tecidas em fio de plástico retirado do oceano, com uma única semente feita a partir de metal reutilizado. 

Em comunicado, a #TOGETHERBRAND afirma que “a pulseira Yawa é um convite ao mundo e feito pelos povos indígenas, os nossos verdadeiros guardiões da natureza, para estar ao lado deles e tomar medidas que apoiem os seus objetivos. Somente juntos poderemos alcançá-los”.

- Publicidade -

O comunicado afirma ainda que a crise na Amazônia atingiu um ponto crítico, com a Amazônia está emitindo pela primeira vez mais CO2 do que é capaz de absorver, e faz críticas ao governo brasileiro.

“O governo brasileiro também está tentando aprovar um projeto de lei, o PL409/2007, que ameaça privar mais de 400 comunidades indígenas dos seus direitos de terra já existentes. Se o projeto de lei passar, abrirá suas terras à exploração, colocando em risco a sua própria sobrevivência. Nós, a comunidade internacional, devemos erguer nossas vozes em solidariedade aos povos indígenas.”

#TOGETHERBRAND

Parceria   

A BOTTLETOP e a #TOGETHERBAND estão trabalhando com a comunidade Yawanawá oferecendo treinamento e emprego sustentável e a longo prazo. O objetivo é ajudar a proteger o patrimônio cultural e as competências artesanais da comunidade na criação de produtos feitos de materiais naturais da floresta.  

“Nossa preciosa floresta está sob grande ameaça. Está queimando. Nós protegemos a floresta e ela nos protege. Vivemos em harmonia. A floresta nos fornece medicamentos. Abrigo. Conhecimento sagrado. E a subsistência. Uma floresta saudável é vital não apenas para nós, mas para o futuro saudável de toda a humanidade. Para os nossos filhos e para os seus filhos.”

Tashka Yawanawá, chefe dos Yawanawá

“O fruto do açaí é muito especial para o nosso povo. Usamos as sementes para fazer joias. Estamos fazendo uma parceria com a #TOGETHERBAND para criar a pulseira Yawa como um símbolo de esperança para o futuro da Floresta e de nossa comunidade. Com esta pulseira, podemos preservar o patrimônio cultural e o artesanato de nossa comunidade. E fornecer um sustento para o nosso povo”, conta Tashka Yawanawá, chefe dos Yawanawá. 

“Tive o privilégio de passar um tempo com a comunidade Yawanawá no Brasil e vi em primeira-mão como eles cuidam e protegem a floresta tropical, mas precisam do nosso apoio para ajudar a amparar suas terras, que atualmente correm o risco de ser tiradas deles. Esta parceria não só possibilitará que a comunidade prospere e alcance os seus objetivos, mas permitirá que protejam os pulmões do planeta”, afirma Cameron Saul, co-criador da #TOGETHERBRAND

“As comunidades indígenas vivem em harmonia com o planeta há séculos. Eles são os guardiões da natureza e, no entanto, enfrentam continuamente problemas de forasteiros que ameaçam a sua própria existência.”

Cameron Saul, co-criador da #TOGETHERBRAND
Foto: Reprodução Shop2gether

A pulseira Yawa #TOGETHERBAND está disponível para venda por por R$160 na cor natural e preta com sementes redondas e por R$190 com todas as 17 cores dos ODS e com sementes de diversos formatos, exclusivamente pelo site da Shop2gether.

- Publicidade -