Bitucas de cigarro são resíduos altamente tóxicos e com baixos índices de reciclagem no Brasil. No entanto, um programa iniciado nos Estados Unidos pode ajudar a revolucionar este cenário, transformando as guimbas em plástico.

De acordo com uma pesquisa feita pelo biólogo Aristides Almeida Rocha, da Universidade de São Paulo, duas bitucas poluem o equivalente a um litro de esgoto. Este poder ofensivo reforça a importância de dar um destino adequado a estes resíduos, impedindo que eles sejam descartados em aterros ou esgotos.

No que depender do empresário canadense Tom Szaky, o hábito de jogar bitucas no lixo está com os dias contados. O jovem fundador do TerraCycle é especialista em projetar soluções para resíduos de difícil reciclagem. Embalagens de salgadinho, chocolate, sucos em pó, entre outras coisas que são pouco valorizadas em sistemas municipais de reciclagem, já ganharam valor no Brasil através do TerraCycle Brasil.

Nos Estados Unidos o programa é ainda mais abrangente. Através das brigadas, grupos da própria sociedade civil juntam os resíduos e os enviam ao TerraCycle. Já são coletados calçados antigos, chinelos, roupas, e muitos outros itens, entre eles as bitucas. Tudo é transformado e ganha nova utilidade.

No caso das guimbas, todas as partes do cigarro podem ser reaproveitadas. A empresa recicla até mesmo as embalagens individuais dos cigarros. O único item rejeitado são as caixas de papelão usadas para o transporte, que devem ser encaminhadas ao próprio sistema local de reciclagem.

Esses resíduos coletados são transformados em plástico e depois viram cinzeiros e outros produtos feitos de plástico. As brigadas de coleta de cigarro ainda não funcionam no Brasil, mas a esperança é de que elas logo cheguem até o sul da América.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.