- Publicidade -

A cidade do Rio de Janeiro é finalista do concurso "We Love Cities", promovido pela Rede WWF, organização mundial que desenvolve projetos de conservação do meio ambiente. Todos os cariocas e admiradores da “cidade maravilhosa” podem votar pelo site do torneio, reconhecendo os esforços realizados no Rio de Janeiro em prol da sustentabilidade.  

Os requisitos para o projeto foram planejamento em transporte público, soluções de energia renováveis, projetos de habitação e gestão de resíduos. Nesse sentido, a Prefeitura do Rio está implantando os BRT's (Bus Rapid Transit – corredores exclusivos para ônibus articulados), BRS (Bus Rapid Service – faixas exclusivas para ônibus) e contribuindo para o aumento das linhas de Metrô. Além disso, a bicicleta passou a fazer parte deste movimento como um modal não poluente de transporte. Atualmente, o Rio conta com 346 km de ciclovias, sendo a segunda maior rede cicloviária da América Latina, perdendo apenas para Bogotá.

Outro destaque do Rio está no Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que incentiva a coleta seletiva, a reutilização e a reciclagem, garantindo a redução da geração de resíduos sólidos e a adequada disposição final dos resíduos.  

- Publicidade -

Desde 1986, a cidade conta com o Programa Mutirão de Reflorestamento, que trabalha na recuperação de florestas e de áreas degradadas do município. O programa tem um contingente de 800 trabalhadores, em uma área superior a dois mil hectares, onde foram plantadas mais de seis milhões de mudas de espécies nativas de Mata Atlântica. 

Um júri de especialistas vai analisar as ações e compromissos relatados e, em uma cerimônia a ser realizada no dia 27 de março, em Vancouver, no Canadá, vai identificar um líder em sustentabilidade por país, reconhecendo os esforços em prol da sustentabilidade. Além disso, uma das cidades listadas abaixo receberá o título de Capital Mundial da Hora do Planeta:

Bélgica: Antuérpia, Bruxelas, Ghent

Brasil: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo

Canadá: Edmonton, North Vancouver, Surrey

Colômbia: Medellín, Monteria

Dinamarca: Copenhagen

Finlândia: Lappeenranta

Índia: Cochin, Coimbatore, Hyderabad

Indonésia: Semarang, Bogor

México: Cidade do México, Aguascalientes

África do Sul: Cidade do Cabo, Durban

Coréia do Sul: Seoul, Suwon

Suécia: Eskilstuna, Estocolmo, Växjö

Tailândia: Khunhan, Muangklang, Nongsamrong

EUA: Boulder, Chicago, Cleveland

As informações são da Prefeitura do Rio.

- Publicidade -