A Natura acaba de lançar uma plataforma online de colaboração social chamada Movimento Natura. A iniciativa tem como objetivo identificar e promover projetos socioambientais relevantes e contribuir para que eles cresçam e sejam levados a diante por meio da conexão com voluntários que ajudarão doando seu tempo, habilidades e conhecimentos.

Para participar, tanto como voluntário ou inscrevendo uma iniciativa, basta entrar na plataforma e seguir os passos indicados.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, em cada 10 brasileiros, apenas 3 já realizaram trabalho voluntário durante sua vida. Além disso, somente 11% dos brasileiros realizam este tipo de atividade atualmente no país, números baixos considerando-se a quantidade de projetos e iniciativas a serem apoiados.

Ainda segundo a pesquisa, o motivo mais comum é a “falta de tempo” (40%), porém, uma parte considerável das pessoas alega que “nunca foi convidada a ajudar” (29%), “nunca pensou nessa possibilidade” (18%) ou “não sabe onde obter informações a respeito” (12%).

Neste cenário, o Movimento Natura incentiva a participação ao encontrar e indicar uma ação social que tem tudo a ver com cada voluntário, dando a possibilidade de contribuir como, quando e onde a pessoa quiser.

O site já conta com 79 iniciativas inscritas, incluindo ações promovidas pela própria Natura, que atendem aos seguintes critérios: já estão em desenvolvimento, trazem impacto social e/ou ambiental coletivo e casam com as habilidades da rede.

Um caso de sucesso é o do projeto Rapunzel Solidária, uma iniciativa que arrecada doações de cabelo por todo Brasil para a fabricação de perucas e distribui para pacientes com câncer. A iniciativa recebe cerca de 500 doações de cabelo por mês e já doou mais de 100 perucas, o equivalente a 300 mil reais. Por meio do Movimento Natura, se conectou a novos voluntários, inclusive salões de cabelereiros que receberam o selo “salão amigo” por ajudarem com essa grande causa.

A cada semana novos projetos são incluídos na plataforma, portanto se o voluntário não achar nenhum que seja compatível com seus interesses ou habilidades, basta inscrever-se para receber as novidades e atualizações da plataforma por e-mail.

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.