- Publicidade -

Mais de 200 eventos adotam copo reutilizável durante Carnaval

Foco é na redução do uso de copos descartáveis e a abundante produção de lixo gerada por eles.

É época de preparativos para o Carnaval, muitos foliões saem de casa para curtir esses cinco dias de muita alegria e diversão. Porém, como todo o evento, o Carnaval representa também um impacto muito grande para o meio ambiente. No ano passado, só no Carnaval do Rio de Janeiro foram mais de 486,5 toneladas de lixo​ recolhidas em 5 dias de folia.

- Publicidade -

Pensando em uma solução para esse problema, há sete anos a Meu Copo Eco, trouxe para o Brasil a possibilidade de aliar diversão e sustentabilidade nos eventos por meio de copos reutilizáveis.

Tradicionais blocos de rua, escolas de samba, festivais e sambódromos nas capitais do Carnaval brasileiro: Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Belo Horizonte e São Paulo já adotaram o uso do Copo Eco. No Rio de Janeiro, as principais escolas de samba – Salgueiro, Portela, Mangueira, Viradouro, Tuiuti, Beija flor – já aderiram ao uso do Copo em seus ensaios e apresentações, juntamente com mais de 10 blocos de rua, festas da cidade e casas emblemáticas como a Fundição Progresso.

720 milhões de copos descartáveis descartados

O uso do Copo Eco nos eventos permite eliminar em larga escala o uso do famoso “copinho descartável”, um produto de baixo valor, que acaba por não apresentar interesse em sua reciclagem. O resultado disso? 720 milhões de copos descartáveis vão ao lixo todos os dias no Brasil.

Foto: Meu Copo Eco

Por sua experiência com eventos sustentáveis, recentemente a Meu Copo Eco se tornou a primeira empresa brasileira parceira oficial da Campanha Mares Limpos (ONU Meio Ambiente), como uma alternativa para conter a poluição plástica no mundo. Presente na programação do Carnaval no Brasil todo, a Meu Copo Eco estará em mais de 200 festas e blocos, estimando evitar um bilhão de copos descartáveis nos cinco dias de festa.

- Publicidade -

Escolha consciente

Inspirados em uma metodologia européia que se baseia na logística reversa de copos reutilizáveis, ao invés de adquirir um copo, sugerimos que o folião tenha a opção de escolha consciente, deixando um valor caução, podendo devolver o copo ou ficar com ele, e continuar usando no seu dia dia. Essa possibilidade de escolha, incentiva a corresponsabilidade, tornando a ação ainda mais sustentável e a festa com chão limpo, ainda mais alegre.

E os bons exemplos não param por aí, para quem gosta de natureza e tranquilidade ao invés da folia das cidades, diversos festivais espalhados pelo Brasil estarão adotando o Copo Eco no carnaval. O Festival Psicodália no sul do Brasil, há 7 anos utilizando o Copo Eco, já evitou mais de 1 milhão de copos descartáveis. Outro exemplo é o Carnaval no Parque em Brasília, que há três anos sem descartáveis, estima já ter impactado mais de 150 mil pessoas e pelo menos 600 mil descartáveis que deixaram de ir parar na natureza.

Foto: Meu Copo Eco

A Meu Copo Eco acredita no protagonismo da sustentabilidade, feito por cada um: a mudança está na sua mão. E a dica da Larissa Kroeff, sócia fundadora da empresa é – “Leve seu Copo Eco para a folia” e garanta que o seu carnaval não seja descartável.

- Publicidade -

Crédito foto da capa: Cristiano Andujar