O que poderia haver de tão fascinante em uma pousada composta por bangalôs de pedra construídos em estilo chalé? Falando assim, parece que estamos diante de um hospedagem alternativa, mas não: falamos de local do Vietnã que foi incluído na lista de “hospedagens exclusivas do mundo” da National Geographic. Uma grande piscina de borda infinita, o encontro com tribos que preservam suas línguas e passeios guiados por cenários naturais incríveis são exemplo da diversidade de experiências que podem ser vivenciadas no local.

Chamado de Topas Ecolodge, o charme desta pousada está em sua localização. Rodeado por montanhas e vasta vegetação, ele está dentro do Parque Nacional Hoang Lien, próximo da cidade de Sapa, no Vietnã, que faz fronteira com a China. Uma peculiaridade é que na região vivem vários grupos étnicos minoritários.

Reciclagem

A pousada reutiliza o máximo possível de resíduos – uma tarefa, que eles salientam, é desafiadora devido à localização remota. Por isso, criaram o próprio sistema de reciclagem. Além disso, as águas residuais da cozinha e da lavanderia são tratadas biologicamente antes de entrarem nos campos de arroz, já as águas residuais dos bangalôs são tratadas e purificadas por meio de sistemas de filtragem orgânica em tanques sépticos.

Energia

Já na parte energética, o grupo afirma que tentou operar 100% com energia solar inicialmente. Mas, o fornecimento inconsistente levou-os a depender parcialmente da usina hidrelétrica. Ainda assim, as dependências buscam minimizar o uso de eletricidade e algumas das formas de fazer isso são oferecendo um número mínimo de dispositivos eletrônicos e usando lâmpadas com eficiência energética.

Responsabilidade social

Os responsáveis pelo empreendimento afirmam que buscam sempre trabalhar com as necessidades da comunidade local. Inclusive dos cerca de 100 trabalhadores empregados, quase todos são de aldeias da região. Eles buscam também auxiliar na formação educacional dos colaboradores.

Outro ponto importante diz respeito ao uso de recursos. “Todos os nossos materiais recicláveis são distribuídos localmente para serem reutilizados. Nossas decisões de compra e fornecimento são cuidadosamente considerada. Quase toda a nossa comida é comprada no mercado local, nas lojas ou diretamente dos agricultores da montanha. Por isso, o nosso menu contém sempre vegetais, frutas e peixe frescos e sazonais. Além disso, as galinhas são criadas em nossa própria granja, assim como algumas ervas e vegetais são cultivados em nossa própria horta atrás do restaurante”, explica o texto de responsabilidade social da pousada.

Fotos: Topas Ecolodge