Adaptar empresas multinacionais a realidade local é uma prática mínima quando se decide abrir um negócio. E podemos dizer que a Ikea, de origem sueca, acertou ao equipar autorriquixás elétricos para realizar entregas na primeira loja da franquia na Índia. O mais bacana é que eles são movidos a energia solar.

A empresa de móveis abriu sua primeira loja na cidade de Hyderabad, capital do estado de Telangana, na Índia. No teto do estabelecimento foram instalados quatro mil painéis solares, onde serão carregados os veículos de três rodas. Além disso, a energia renovável será usada para iluminação e outros usos na loja.  

Riquixá

O tuk-tuk também conhecido como autorriquixá é um modelo de riquixá motorizado com cabine para transporte de passageiros ou mercadorias. Diferente dos antigos modelos onde era necessária a força humana.

De origem japonesa, a palavra riquixá significa “veículo de tração humana”. Nele, uma pessoa puxa uma carroça de duas rodas onde são acomodadas uma ou duas pessoas. Não se sabe ao certo quando foi inventado, mas ele é datado em cerca de 1868. Chegou ao ponto de ser o primeiro trabalho de camponeses que chegavam a cidades indianas -, situação que perdurou até ele começar a ser proibido nos países.