- Publicidade -

Epson anuncia uso de energia renovável em 100% de suas instalações

Transição do Grupo Epson para energia renovável em todo o mundo aconteceu 2 anos e 10 meses após anúncio do compromisso global

epson
Sede da Epson em Barueri, São Paulo, Brasil. Foto: Divulgação

A partir de dezembro de 2023, todas as instalações do Grupo Epson no mundo passaram a ser alimentadas por fontes de energia renovável, se tornando a primeira empresa da indústria manufatureira japonesa a completar a transição para a energia renovável em todas suas instalações do mundo, inclusive no Japão.

- Publicidade -

O Grupo Epson consome aproximadamente 876 GWh3 de energia por ano e estima uma redução anual de cerca de 400 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono ao se suprir de energia renovável para atender essa demanda.

No Brasil, a empresa possui sede em Barueri (SP), sua única fábrica fora da Ásia. A Epson utiliza energia renovável de fonte eólica para abastecer toda a fábrica, enquanto o escritório e almoxarifado recebem energia proveniente da compra de IREC (International REC Standard). Com isso, a companhia compra certificados de energia renovável e recebe energia limpa de fontes seguras.

energia renovável eólica e solar
Foto: Pixabay

A sede na região metropolitana de São Paulo ainda conta com um inventário de emissões de carbono, a partir da metodologia GEE de escopos 1, 2 e 3. A iniciativa prevê a retirada de CO2 da atmosfera para neutralizar as emissões restantes da unidade.

Compromisso Global

A Epson comprometeu-se publicamente a se tornar uma empresa carbono negativo e a eliminar o uso de recursos subterrâneos não renováveis em sua Visão Ambiental 2050. Em março de 2021, a empresa anunciou a decisão de migrar para o uso exclusivo de energia renovável em todas as instalações do mundo até o ano de 2023. Essa migração foi completada no Japão em novembro de 2021 e, em nível global, em dezembro de 2023, portanto os prazos estabelecidos foram cumpridos.

- Publicidade -

“Conseguimos uma migração bem-sucedida para o uso exclusivo de energia renovável em todas as instalações do Grupo Epson em apenas dois anos e dez meses a partir do nosso anúncio de compromisso inicial em 2021. Essa conquista não somente contribui para nossos próprios objetivos, mas também visa facilitar a maior adoção de energias renováveis pela sociedade através da conscientização”, comenta o presidente global, Yasunori Ogawa

Hora de apagar as luzes

Ainda dentro da metas de ajudar a promover a consciência ambientasl, em especial sobre o uso de energia, a Epson tornou-se a primeira parceira corporativa internacional do movimento “Hora do Planeta”. A campanha, liderada pela WWF convida o mundo a apagar a luz por 1 hora como apoio coletivo ao planeta.

epson hora do planeta
Foto: Epson

Para a Hora do Planeta 2024, a Epson e a Hora do Planeta incentivaram as pessoas a realizarem ações simples de economia de energia no Banco de Horas global – facilmente acessível nos sites da Epson e da Earth Hour. Dicas de como otimizar o uso de eletricidade estão disponíveis online em mais de 26 idiomas, em seus respectivos países e regiões.

- Publicidade -

“A Epson tem orgulho de ser a primeira Parceira Corporativa Internacional da Hora do Planeta. Ao cumprir nossa missão como empresa, também acreditamos na importância de todos se unirem para agir. Mesmo pequenas ações podem fazer uma grande diferença se pessoas suficientes participarem”, garante Yasunori Ogawa.

“Juntos, podemos desencadear o poder da ação coletiva. Queremos que a Hora do Planeta seja um momento de celebração para nosso único lar compartilhado – nosso planeta. A Hora do Planeta não se trata apenas de reconhecer o problema, mas sim de celebrar as soluções. É nosso farol de esperança, para que possamos construir um futuro mais brilhante e sustentável para todos”, completa Yves Calmette, Diretor Sênior de Marca e Comunicações de Rede da Earth Hour International.

epson energia renovável
Dicas de como economizar energia foram publicadas em mais de 26 idiomas. Fotos: Epson