Milhares de pães produzidos diariamente no Reino Unido acabam no lixo, especialmente o tipo pão de forma. Para amenizar o desperdício, uma solução criativa e saborosa foi implantada pela startup Hackney Brewery: ela recolhe as unidades que não são vendidas em mercados, restaurantes e padarias, até o fim do dia, para transformá-las em uma cerveja especial.

Batizada de Toast Ale, a cerveja é uma mistura de pão triturado, cevada maltada, lúpulo e levedura. A receita é ancestral, chamada de Babylone, e o projeto é realizado em parceria com a organização sem fins lucrativos Feedback, que atua contra o desperdício de comida e recebe os lucros da venda dos produtos.

Uma fatia de pão rende a produção de uma garrafa de 330 ml da cerveja e o próximo passo da startup é lançar a bebida em latas, embalagem muito mais reciclável do que o vidro.

O funcionamento da Hackney Brewery é baseado em 100% de energia renovável, proveniente de turbinas eólicas. A meta da companhia é resgatar um bilhão de fatias de pão que seriam desperdiçadas.

A marca é licenciada em outros países e no caso do Brasil é possível adquirir a cerveja por meio da organização sem fins lucrativos Gastromotiva.

Foto: Toast Ale/Divulgação
Foto: Toast Ale/Divulgação
Foto: Toast Ale/Divulgação