Uma companhia localizada em Bertioga, litoral de São Paulo, desenvolveu um método para dessalinizar a água do mar e torná-la própria para consumo humano. O produto espera a análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que possa ser comercializado.

Batizado de 63 Water Vital Minerals, a empresa não ganhou esse nome à toa. Os fundadores, o empresário Annibale Longhi e o engenheiro Silvio Paixão, garantem que, por meio da técnica, é possível retirar o sal e ainda manter 63 minerais que são importantes para os seres humanos.

Longhi afirma que as garrafas de água vendidas nos supermercados possuem cerca de 12 minerais, entretanto para o corpo se manter saudável são necessários muito mais.

No laboratório, a água passa por um processo de tratamento de quatro fases. Coletada a 10 quilômetros de distância da costa e abaixo de 30 metros de profundidade, o líquido passa por desinfecção, decantação, filtragem, em seguida passa por análises e controles de qualidade. Segundo a empresa, nada é adicionado na água. A fábrica tem capacidade para fabricar 33 mil garrafinhas diariamente.

Os empresários já conseguiram o aval da biomédica Lucia Abel Awad, que realizou uma pesquisa com apoio da USP e da UNIP. A conclusão foi que a água não tem efeito tóxico e que pode ser ingerida normalmente. O estudo foi anexado aos documentos exigidos pela Anvisa.

Apesar de estar sob avaliação da Anvisa para ser comercializada em território nacional, o mesmo órgão já autorizou a produção e exportação da água. Em reportagem ao G1, os empresários afirmaram que há compradores na França e Alemanha. Por isso, a água agora deve passar pelo crivo da legislação europeia. Ainda de acordo com o site da empresa, a água engarrafada já possui distribuidores nos Estados Unidos.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.