Trocar copos descartáveis por um copo de alumínio retrátil, que pode ser levado para todos os lugares é a proposta do “Desafio menos 1 lixo”. A iniciativa é da empresária carioca Fernanda Cortez.

Foi após assistir ao documentário "Trashed – Para onde vai nosso lixo" que Fernanda decidiu tomar uma atitude para reduzir a produção de resíduos. A primeira iniciativa foi deixar os copos plásticos de lado e, segundo ela, ao levar o próprio copo na bolsa foram mais de mil unidades evitadas em um ano.

 

A photo posted by Menos 1 Lixo (@menos1lixo) on

Diz o ditado que “uma andorinha só não faz verão” e para envolver mais pessoas em sua causa, a empresária desafiou celebridades e formadores de opinião a também contabilizarem quantos copos poderiam economizar semanalmente. Marina Ruy Barbosa, Fernanda Paes Leme e Sheron Menezes são algumas das celebridades que toparam o desafio.

A iniciativa, logicamente, não é restrita aos famosos, qualquer pessoa pode participar. Inclusive, é possível comprar o copo retrátil – que cabe até no bolso -, por R$18,90. Ou simplesmente, basta carregar um que já tenha em casa. Por meio de aplicativo no celular, no site do projeto é possível contabilizar a economia, basta registrar todas as vezes que o descartável for evitado.  

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.