Center Norte é o primeiro shopping do mundo a receber selo do Sistema B

Shopping Lar Center e Expo Center Norte também integram a conquista inédita que certifica altos padrões ambientais, sociais e de governança

Center Norte
O Shopping Center Norte é um dos mais tradicionais de São Paulo. | Foto: Divulgação

Em 2019, a área de sustentabilidade dos empreendimentos Expo Center Norte, Shopping Center Norte e Shopping Lar Center, integrantes da chamada Cidade Center Norte, deu o primeiro passo rumo à certificação do Sistema B. Na última quarta-feira (26), a companhia celebrou o marco histórico de ser a primeira no segmento a receber o selo.

“É o primeiro shopping e o primeiro pavilhão de exposições ‘B’ do mundo”, afirmou, com entusiasmo Tarcila Ursini, co-presidente do Sistema B Brasil e conselheira de empresas. O Sistema B é um movimento global que apoia empresas interessadas em conciliar o lucro com impacto socioambiental. Por meio da ferramenta digital Avaliação de Impacto B (BIA), as empresas respondem a um questionário, recebem um diagnóstico e, desta forma, passam a entender o que precisa ser transformado.

Center Norte
Anúncio da conquista do selo B realizado durante sétima semana de sustentabilidade da Cidade Center Norte. | Foto: Divulgação

A análise das gestões e práticas é dividida em cinco dimensões: meio ambiente, colaboradores, governança, clientes e comunidade. Para alcançar a certificação, a empresa deve seguir altos padrões ambientais, sociais e de governança.

“Um dos maiores desafios era como a gente não podia esquecer ninguém. A gente tinha que ter estratégias de sustentabilidade para todos, tinha que ter escuta e tinha que ter protocolos para melhorar internamente e, para isso, envolver toda a companhia também”, afirmou Daniela Pavan, gerente executiva de sustentabilidade no Instituto Center Norte, em entrevista ao CicloVivo. “O engajamento e a mobilização foram muito importantes e desafiadores”, acrescentou.

O anúncio da certificação B foi realizado durante a 7ª Semana de Sustentabilidade da Cidade Center Norte. O evento contou com um bate-papo com a empresária Rachel Maia e o jornalista Caco Barcellos, além de palestras com o empreendedor social do Instituto Resgatando Vidas, Aron Ramos, o co-diretor executivo do Sistema B Brasil, Rodrigo Gaspar, e a co-presidente do Sistema B Brasil e conselheira de empresas Tarcila Ursini.

A importância da articulação de diversos setores para firmar um modelo de negócio com impacto positivo permeou o evento. Com insights valiosos e falas inspiradoras, os palestrantes ressaltaram a importância das pessoas estarem no centro das ações, levando em consideração a diversidade e a inclusão social.

Iniciativas inspiradoras

Em 2023, a Cidade Center Norte ingressou no Pacto Global da ONU, um dos principais compromissos mundiais de sustentabilidade corporativa do mundo, que abrange 162 países. Para construir um plano de ação consistente, a empresa estipulou 22 compromissos alinhados à ODS, a serem cumpridos até 2025, que vão desde geração de empregos e investimento social, gestão de saúde e segurança de colaboradores e stakeholders até ecoficiência no consumo de água e de energia.

Entendendo que a sustentabilidade é transversal, a companhia investe em múltiplas ações. A partir da gestão eficaz dos resíduos foram destinadas mais de 1.200 toneladas de materiais recicláveis (alumínio, garrafas PETs e papéis) para a Central de Gerenciamento de Resíduos, convertendo mais de R$700 mil investidos em projetos de geração de emprego e renda no entorno dos empreendimentos, nos últimos dois anos.

A empresa também investe em tecnologias capazes de reduzir o consumo de recursos naturais, alcançando a marca de 100% do consumo de energia elétrica proveniente de fontes limpas. Por meio de projetos como a Horta Social, que mobiliza restaurantes e colaboradores(as) em um único propósito, foi possível beneficiar nos últimos dois anos mais de cinco mil pessoas com refeições dignas. O adubo utilizado no plantio é oriundo da compostagem dos resíduos das praças de alimentação dos shoppings.

Center Norte
Ação comunitária promovida por Cidade Center Norte. | Foto: Divulgação

Pensando nos funcionários, a empresa criou ainda o Comitê de Saúde e Segurança, um monitoramento de saúde para todos os funcionários que manuseiam materiais perigosos e o fornecimento de check-ups de saúde anuais. Essa e outras iniciativas garantiram a certificação Great Place to Work pelo segundo ano consecutivo, que reconhece o esforço da organização para proporcionar um bom ambiente de trabalho.

Expandido às ações para o entorno dos empreendimentos, por meio do Instituto Center Norte, a Cidade Center Norte investe em projetos para capacitação profissionalizante e preparação socioemocional de pessoas em vulnerabilidade social na Zona Norte da capital paulista. Dentre os resultados, destaque para a capacitação de 140 famílias da comunidade Zaki Narchi pelo projeto Farol Norte e a criação do Polo Social Zaki, que promoveu atividades culturais, esportivas e educacionais, gerando oportunidades de emprego para mulheres e jovens.

Center Norte
O Expo Center Norte integra a chamada Cidade Center Norte. | Foto: Divulgação

Um dos grandes projetos futuros da Cidade Center Norte é a criação de um bairro sustentável. “A Cidade Center Norte tem um projeto, um masterplan, de planejamento de um bairro sustentável no qual a gente quer ter edifícios residenciais e corporativos, ter um polo de saúde, um polo de educação e que tenha um olhar maior para entretenimento. Tudo isso está sendo construído a partir de algumas diretrizes. Então tem realmente um planejamento para que esse bairro aconteça”, comenta Daniela Pavan.