Campanha realizada por jovens vai eleger escola mais sustentável do Brasil

O movimento Juventude Sustentável promove uma campanha de incentivo à educação ambiental nas salas de aula de todo o país. Batizada de “Escola Sustentável”, a ação vai incentivar professores e coordenadores a realizarem trabalhos de conscientização ambiental com os alunos e eleger a escola mais verde do Brasil.

A campanha teve início na última terça-feira (5) e convida os professores e coordenadores de ensino a propagarem uma lista de dez atitudes sustentáveis para seus alunos, por meio de atividades em sala, trabalhos, dinâmicas e mudanças no ambiente escolar.

As escolas deverão tirar fotos das atividades realizadas com alunos de 5 a 15 anos e enviar o material para o email do movimento Juventude Sustentável ([email protected]) até o dia 22 de abril, quando é comemorado o dia do planeta. De acordo com os organizadores do concurso, o colégio vencedor não será premiado com quantias em dinheiro.

Para concorrer ao título de “Escola mais sustentável do Brasil”, os professores e coordenadores de ensino podem adotar diversos esforços em nome do meio ambiente, desde a coleta seletiva na hora do lanche até a implantação de um sistema de geração de energia renovável nos colégios.

Dentre as atividades voltadas aos alunos, o movimento sugere a confecção de brinquedos com materiais que seriam jogados no lixo e o reaproveitamento de garrafas PET. “O evento tem por objetivo tornar as crianças e os adolescentes um canal de informação para a conscientização dos adultos”, diz Rondinele Santana, fundador do movimento.

Em janeiro, os membros da Juventude Sustentável mobilizaram o Trote Ecológico, que teve por objetivo principal trocar a violência dos tradicionais trotes nas universidades do pelo plantio de árvores.

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo