- Publicidade -

Booking lança selo de viagem sustentável

Ferramenta visa ajudar os clientes a encontrarem facilmente hospedagens sustentáveis em qualquer destino.

selo de viagem sustentável
Foto: Booking.com

A Booking.com acaba de anunciar o lançamento do selo ‘Viagem Sustentável’, cujo objetivo é fornecer informações importantes para todas as pessoas que desejam viajar de forma mais responsável com o meio ambiente. O selo está disponível para todas as propriedades que implementaram um conjunto de práticas e que cumprem o requisito mínimo de impacto para o destino em que estão. Afinal, de acordo com levantamentos da própria plataforma de viagem, 81% dos viajantes globais desejam se hospedar em uma acomodação sustentável no próximo ano e mais de dois terços (67%) dos viajantes esperam que o setor ofereça mais opções nesse sentido. A iniciativa é a primeira do tipo no setor e visa oferecer aos viajantes uma forma clara, consistente e fácil para identificar estadias mais sustentáveis, independentemente do destino que desejam conhecer.

- Publicidade -

A ambição da empresa, aliada à Travalyst Coalition, da qual a Booking.com é parceira-fundadora, é criar uma medida universal e transparente para informações de propriedades sustentáveis em todo o setor. A primeira versão do selo, que chancela o primeiro conjunto de atributos validado pelo Travalyst Independent Advisory Group, tem como foco destacar as práticas que são mais importantes para diversos tipos de acomodação, além de mostrar seu potencial de alto impacto.

Com base nos padrões já estabelecidos para acomodações sustentáveis, a Booking.com colaborou com especialistas do setor, para identificar um conjunto das práticas mais impactantes que uma propriedade deve considerar. São cinco áreas principais: lixo; energia e gases do efeito estufa; água; apoio às comunidades locais; e proteção à natureza. Atualmente, essa estrutura principal está dividida em 32 medidas ou práticas específicas de sustentabilidade que as propriedades podem implementar – desde a eliminação de produtos de higiene com embalagens descartáveis ou a mudança para lâmpadas LED, até o funcionamento da acomodação com fontes de energia 100% renováveis ou o investimento de certa porcentagem dos lucros na comunidade local e em projetos de conservação.

Para cada uma dessas práticas, a Booking.com também trabalhou com a empresa de consultoria Sustainalize. O intuito foi desenvolver uma metodologia sólida que avalia o peso relativo dessas práticas dentro de um modelo. Como esse peso depende totalmente do impacto social e/ou ambiental das práticas, o modelo serve para identificar parceiros que buscam adotar iniciativas significativas de sustentabilidade. O cálculo também considera a localização da propriedade e seu tamanho, melhorando a precisão e aplicabilidade do modelo em relação à grande variedade de parceiros da Booking.com. Informações mais detalhadas sobre como propriedades do mundo todo receberam o selo estão disponíveis nesta seção atualizada do Manual de Viagem Sustentável, no Partner Hub da Booking.com.

As propriedades que atendem o limite exigido de impacto estão recebendo a primeira versão do selo ‘Viagem Sustentável’, incluindo aquelas que possuem diversas certificações e selos já existentes. Essa metodologia de medição e abordagem estruturada foi desenvolvida oficialmente com a Travalyst Coalition e aprovadas pelo Travalyst Independent Advisory Group. Além disso, continuam a ser desenvolvidas por meio da consultoria e orientação do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).

- Publicidade -

“Construir um setor de viagens verdadeiramente sustentável vai exigir tempo, coordenação e esforço conjunto, mas é possível progredir por meio da inovação contínua, suporte ao parceiro e colaboração com o setor”

Marianne Gybels, Diretora de Sustentabilidade na Booking.com

Durante a primeira fase do lançamento, o selo ‘Viagem Sustentável’ e uma visão geral das iniciativas de sustentabilidade da propriedade estarão disponíveis nas páginas das propriedades no app e no site da Booking.com, no mundo todo. À medida que o lançamento continua, o ícone ‘Viagem Sustentável’ também vai começar a aparecer nos anúncios das propriedades na página de resultados de pesquisa nas próximas semanas, junto com um filtro de Viagem Sustentável.

- Publicidade -