Os voluntários do Instituto Minha Casa Sustentável atuam na capital do Ceará, eles reformam casas em comunidades carentes e oferecem oportunidades às famílias que vivem em situação de pobreza. Com as ações do grupo, os moradores têm acesso a cursos gratuitos de idiomas, informática, pintor e pedreiro, além de oficinas de artesanato e doações de livros.

O Instituto Minha Casa Sustentável dá assistência aos moradores carentes da região metropolitana de Fortaleza desde o fim de 2011, transformando a vida de muitas famílias. A designer de interiores Telma Aguiar faz parte do time, e ressalta que não são apenas as reformas que trazem benefícios à população mais pobre. “No determinado momento que eu faço a transformação da casa, ela vai melhorar internamente. A partir daí, as coisas boas começam a acontecer na vida dessas pessoas”, contou Telma à reportagem do G1.

Prova disso é que o Instituto conta com uma biblioteca, formada por um acervo de 400 livros que ficam à disposição dos alunos dos cursos e oficinas oferecidas pelo grupo. O espaço foi doado por um dos voluntários, e os usuários só fazem elogios ao local. É o caso de Débora Silva, que consulta obras de referência dos três cursos em que está matriculada: inglês, francês e manicure.

As reformas nas residências também melhoram a qualidade de vida dos atendidos pelo Instituto. Lar de uma senhora de idade, a casa situada na comunidade Poço da Draga, na Praia de Iracema, estava praticamente destruída, cheia de rachaduras e infiltrações, e foi reformada graças aos voluntários do Minha Casa Sustentável. Outra ação nobre do grupo foram as obras em uma casa que não possuía banheiro.

Foto: Divulgação/Instituto Minha Casa Sustentável

Redação CicloVivo
 

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.