As redes sociais diariamente surgem com memes e histórias inventadas (de fanfics a fake news), que ninguém sabe ao certo por onde começou. Vez ou outra, também aparecem alguns desafios, que engajam internautas a participarem de alguma brincadeira. O mais recente deles é o Trashtag Challenge (ou Desafio do Lixo, em português) e por causa dele as pessoas estão limpando as ruas e postando o “antes e depois”.

Talvez o desafio mais ecológico dos últimos tempos, o Trashtag Challenge está gerando ações de limpeza em todo o mundo. Quem participa, deve escolher um lugar poluído, fazer uma limpeza no local e postar fotos mostrando o trabalho realizado.

Segundo a BBC, o desafio foi criado em 2015 pela fabricante de produtos de camping UCO Gear, ação que integrava uma campanha para proteger áreas silvestres. Mas, não se sabe ao certo como a ideia reapareceu nas últimas semanas. Alguns veículos afirmam que teve início a partir de uma postagem no Facebook, outros dizem que foi um usuário do reddit quem publicou o desafio destinado a “adolescentes entediados”. A esta altura não importa, o que vale é que a ideia foi abraçada por muitas pessoas e qualquer um pode entrar na onda. Confira abaixo algumas postagens para se inspirar:

Here is a new #challenge for all you bored teens. Take a photo of an area that needs some cleaning or maintenance, then…

Posted by Byron Román on Tuesday, March 5, 2019

Tomara que as ações possam ir além do curto tempo de viralização na internet e inspirem mudanças reais e cotidianas.