tampinha legal
Foto: Divulgação | Tampinha Legal

O Tampinha Legal, programa socioambiental da indústria de transformação do plástico, acaba de atingiu R$ 1 milhão em recursos destinados integralmente às entidades assistenciais participantes com a coleta e destinação de tampas plásticas.

O novo recorde é o resultado de mais de 530 toneladas de tampas plásticas recolhidas nos mais de 2,8 mil pontos de coleta distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás e Distrito Federal.

Segundo a coordenadora do Tampinha Legal, Simara Souza, este é um momento histórico. “É um trabalho inédito. Os expressivos números são o resultado das ações modificadoras de comportamento de massa que propomos. O Tampinha Legal é a economia circular na prática e é a atitude de todos que faz a diferença no aumento de qualidade de vida”, afirma.

Há quatro anos em atividade, o programa está presente em diferentes ambientes sociais, como casas, comércio, órgãos públicos e empresas e beneficia mais de 280 entidades assistenciais. 

“Além de tudo isso, atribuímos a devida importância ao plástico, que não retorna sozinho para lugar nenhum, levando-o de volta para a indústria e transformando-o em matéria-prima de novos produtos, destacando o seu valor”, completa Simara.

“as entidades assistenciais desenvolvem um trabalho social que é fundamental e são beneficiadas no ato. É, realmente, um exemplo de que a educação e a orientação fazem a diferença. Somos gratos a todos que, de alguma forma, contribuem para que o programa se mantenha e alcance os patamares que vem obtendo.”

Simara Souza

Participam do programa entidades assistenciais do terceiro setor devidamente regularizadas como Apaes, Ligas Femininas, escolas, ONG’s, asilos, associações, hospitais, entre outras.

Com os recursos obtidos através do Tampinha Legal, as entidades assistenciais podem adquirir medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e/ou materiais escolares, bem como custeiam tratamentos e exames de saúde humana e animal, melhorias em suas sedes, entre outras ações.

O Tampinha Legal é uma iniciativa do Instituto SustenPlást, buscando a melhor valorização de mercado para o material plástico. É responsável pelo lançamento das ações Copinho Legal e Canudinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destinam 100% dos recursos obtidos com a venda destes materiais para as entidades assistenciais participantes do programa.

Além do site tampinhalegal.com.br, também é possível acompanhar o trabalho do programa por redes sociais, como YouTube, Instagram e Facebook, e pelo aplicativo Tampinha Legal, onde é possível localizar onde estão os pontos de coleta mais próximos e as quantidades de material coletadas.

O aplicativo também serve como uma base de dados bastante precisa, pois nele é possível ver, com divisão por estados, os volumes de coletas de tampinhas.