reciclagem garrafas portugal
Consumidores que levam garrafas para reciclagem recebem descontos em compras. Foto: Green Savers

“Quando do Velho se Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta!” – este é o slogan de um projeto piloto de reciclagem que recolhe  embalagens plásticas de bebidas em Portugal. Desde março de 2020, a iniciativa recolheu 12 milhões de garrafas que são depositadas nos coletores pelos consumidores.

Em média, foram depositadas 39 mil embalagens por dia, o que permitiu a reciclagem de perto de 350 toneladas de plástico PET, convertidas em novas garrafas.

Na primeira fase do projeto, as embalagens eram convertidas em descontos em compras ou em doações que quem depositava as garrafas poderia fazer para instituições sociais. No total, foram gerados 150 mil euros, dos quais 10 mil foram revertidos em doações.

Cerca de 350 toneladas de garrafas plásticas foram recicladas e se transformaram em novas embalagens. Foto: Green Savers

Em sua segunda fase, que vai até o dia 15 de setembro de 2021, o projeto vai converter as garrafas exclusivamente em doações a 23 instituições sociais, que serão selecionadas online pelos próprios consumidores.

A iniciativa é financiada pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Ação Climática de Portugal e é gerida por um consórcio composto pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal, Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).