palete de coco
Foto: CocoPallet
- Publicidade -

Paletes biodegradáveis produzidos com cascas de coco estão substituindo os modelos tradicionais, feitos de madeira. Os paletes de coco são produzidos pela CocoPallet. A empresa explica que os produtos são livres de produtos tóxicos, resistentes ao fogo e bastante resistentes.

A substituição de paletes tradicionais de madeira por produtos que reaproveitam a casca da fruta evita o corte de árvores e o uso de materiais tóxicos como resinas e pesticidas usados na produção de paletes de madeira.

Segundo a CocoPallet, apenas para os exportadores asiáticos, a empresa produz 1,7 bilhão de paletes de coco, o que evita o corte de aproximadamente 200 milhões de árvores.

- Publicidade -
palete de coco
Foto: Instagram | CocoPallet

Reaproveitamento

A casca do coco sempre foi usada para criar diferentes objetos, de vasos a anéis, passando por cordas, tapetes e tecidos. O uso para a fabricação de pallets foi desenvolvido em parceria entre a CocoPallet e a Universidade de Wageningen, na Holanda, aperfeiçoando uma técnica antiga usada por povos da Indonésia.

Uma macromolécula que tem função aglutinante, chamada lignina, evita o uso de resinas sintéticas. O produto final é biodegradável, livre de produtos tóxicos e pesticidas. A empresa afirma que, depois de usado, o pallet pode ser triturado e usado como fertilizante orgânico natural.

isopor coco
Foto: PNUD

As cascas de coco são compradas de produtores, criando uma renda extra para estas comunidades e evitando que este material seja queimado, um destino infelizmente comum para este resíduo.

Outra vantagem é o formato dos pallets de coco, que permitem que ocupem menos espaço quando estocados. São uma alternativa mais compacta e: 20 pallets empilhados ocupam 0,75 metro de altura enquanto que os modelos de madeira ocupariam 2,7 metros se empilhados na mesma quantidade.

palete de coco
Foto: CocoPallet

Biomimética

Para desenvolver seus processos de fabricação, a empresa usa a biomimética, ciência que busca na natureza soluções e inspiração para a criação de novas tecnologias, produtos e processos. “A ideia central é que na natureza encontramos respostas para os problemas que estamos enfrentando”, explica Michiel Vos, fundador da CocoPallet.

“Animais, plantas e micróbios são os engenheiros mais inteligentes no desenvolvimento de estruturas, superfícies e processos”, garante Michiel.

- Publicidade -