Há mais de dez anos, a ONG Social Skate desenvolve um projeto de assistência para jovens em estado de vulnerabilidade em Poá, região metropolitana de São Paulo. Conhecida como Manobra do Bem, a ação social leva oficinas e atividades para crianças e adolescentes, propiciando não só a prática esportiva, mas também o contato com manifestações artísticas e culturais.

Liderada pelo skatista Sandro Soares, a ONG foi formada no bairro de Calmon Viana e oferece oficinas de skate, artesanato, grafite e danças de rua para crianças e adolescentes entre quatro e 16 anos de idade que moram em Poá. De acordo com o fundador da organização, as atividades levadas aos jovens também trabalham valores humanos, como determinação, superação e respeito.

                                                                                         Foto: Reprodução/Facebook

Na página da ONG no Facebook, os membros postam fotos e informações sobre oficinas e encontros promovidos para os jovens. Além destes eventos, os skatistas que fazem parte da ação Manobra do Bem também participam de campeonatos para meninos e meninas, ganhando visibilidade na carreira esportiva. E não é só isso: pelas redes sociais, a ONG pede doações para manter e criar novos projetos. Na web, também são vendidas camisetas da organização.

De acordo com o Catraca Livre, recentemente, o movimento Manobra do Bem ganhou vinte shapes doados pela ONG alemã Skate-aid Titus Dittmann Foundation, que passaram pelos ajustes necessários e foram distribuídos aos jovens que participam das ações da Social Skate. Para Sandro Soares, fundador da organização, o presente dos alemães é parte do reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos anos. A Skate-aid já beneficiou movimentos de skatistas em vários países, como Afeganistão, Quênia, África do Sul e Tanzânia.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.