- Publicidade -
barbie ambientalista
Fotos: Mattel

A boneca Barbie ganhou novas versões em 2022. Entre os lançamentos está uma versão especial, lançada no dia 14 de julho, Dia Mundial do Chimpanzé: a Barbie Ambientalista em homenagem a Jane Goodall, primatologista e antropóloga britânica que fez inúmeras descobertas sobre a espécie e mudou a maneira como o homem se relaciona com os primatas.

- Publicidade -

A data de lançamento é também o 62º aniversário da primeira viagem de Jane Goodall à floresta do Parque Nacional Gombe, na Tanzânia, onde começou a explorar o mundo dos chimpanzés.

barbie ambientalista
Fotos: Mattel

“Toda a minha carreira quis ajudar a inspirar crianças a serem curiosas e explorarem o mundo à sua volta – assim como eu o fiz na minha primeira viagem à Tanzânia há 62 anos atrás. Estou entusiasmada pela parceria com a Barbie e por encorajar jovens crianças a aprenderem com o seu ambiente e sentirem que podem fazer a diferença”, revela Jane.

Lançada em parceria com o Instituto Jane Goodall, a boneca integra a linha de Mulheres Inspiradoras e as Barbies Profissões 2022. “As crianças precisam de mais exemplos como a Dra. Jane Goodall, porque imaginar que podem ser tudo aquilo que quiserem é apenas o começo – vê-lo faz toda a diferença”, explica Lisa McKnight, Vice-Presidente Executiva e Diretora Global da Barbie and Dolls da Mattel.

barbie ambientalista
Fotos: Mattel

As Profissões do Ano 2022 escolhidas para a linha de bonecas estão vinculada ao trabalho de conservação do planeta: Diretora de Sustentabilidade, Cientista de Conservação, Engenheira de Energias Renováveis e Defensora Ambiental. Todas as bonecas foram feitas a partir de plástico reciclado, recolhido nos oceanos, e têm certificação CarbonNeutral.

- Publicidade -

Já a linha de Mulheres Inspiradoras, presta tributo a mulheres corajosas que se predispuseram a correr riscos, mudar regras e abrir caminho para que as próximas gerações fossem capazes de sonhar mais alto. Além de Jane Goodall, estão também presentes nesta coleção Ida B. Wells, Maya Angelou, Billie Jean King e Eleanor Roosevelt.

“Através desta parceria, espero inspirar a próxima geração de eco-líderes a juntar-se a mim na proteção do nosso planeta e relembrá-la que pode ser tudo o que quiser, onde quiser – no terreno, no laboratório e na mesa”, revela Jane Goodall.

barbie ambientalista
Foto: Mattel

A Mattel, fabricante da Barbie já tinha lançado uma primeira linha de bonecas feitas com plástico reciclado retirado dos oceanos, a “Barbie Loves The Ocean”, ou Barbie Ama o Oceano. A empresa declarou que tem como objetivo utilizar 100% de materiais plásticos reciclados, recicláveis ou de origem vegetal até 2030.

- Publicidade -

“Esperamos que esta coleção e homenagem a uma pioneira inovadora para as mulheres na ciência e conservação, inspire as crianças a aprender mais sobre profissões relacionadas com a sustentabilidade, como podem proteger o planeta, e desenvolver histórias mais verdes através das brincadeiras com bonecas”, finaliza Lisa McKnight.