Todos os anos o Museu de História Natural de Londres realiza uma competição com as melhores capturas da vida selvagem. As premiadas deste ano acabam de ser anunciadas e você confere abaixo as duas principais.

Foram mais de 48 mil inscrições de 100 países e o grande vencedor é o fotógrafo Yongqing Bao. Sua imagem extraordinária mostra uma raposa tibetana atacando uma marmota assustada nas montanhas Qilian da China.

Registro combina humor e horror. | Foto: Yongqing Bao

“Fotograficamente, é simplesmente o momento perfeito. A intensidade expressiva das posturas o deixa paralisado, e o fio de energia entre as patas levantadas parece manter os protagonistas em perfeito equilíbrio”, disse Roz Kidman Cox, presidente do painel de jurados.

Vivendo no telhado do mundo

As raposas tibetanas (Vulpes ferrilata) também conhecidas como raposa-do-himalaia são encontradas apenas nos altos planaltos tibetanos, que se estendem ao Nepal, China, Índia e Butão.

Embora as raposas sejam amplas e, portanto, não necessariamente raras, elas vivem em altitudes de até 5.300 metros – o que significa que são difíceis de observar. Além disso, pouco se sabe sobre as raposas, embora sejam listados como vulneráveis ​​pela União Internacional para a Conservação da Natureza. As pastagens em que vivem são usadas pelos criadores de gado, que levam as espécies indiretamente a entrar em conflito com os seres humanos.

Brilho noturno

Fotografo do ano
Foto: Cruz Erdman

O prêmio principal na categoria “Jovem Fotógrafo do Ano” foi concedido a Cruz Erdmann por sua imagem de uma lula de recife com grandes barbatanas. O registro foi captado durante um mergulho noturno no Estreito de Lembeh, na Indonésia, logo após o animal tentar atrair um parceiro em potencial. As cores são surpreendentes.

Outros destaques

O museu selecionou ainda as 100 melhores fotos de cada categoria para uma mostra, que tem início nesta sexta-feira (18/10) em Londres. Confira algumas das imagens a serem exibidas:

Foto: Ripan Biswas
Foto: Stefan Christmann
Foto: Zorica Kovacevic
Foto: Jérémie Villet
Foto: Riccardo Marchegiani
Foto: Luis Vilariño Lopez
Foto: Ingo Arndt
Foto: Audun Rikardsen
Foto: Daniel Kronauer