A Diageo, empresa de bebidas alcoólicas premium e proprietária de marcas como Johnnie Walker, Smirnoff, Ypióca e Tanqueray, acaba de apresentar a primeira garrafa de destilados do mundo 100% livre de plástico. A embalagem fará sua estreia no mercado no início de 2021 com o scotch whisky Johnnie Walker.

Foto: Divulgação

Além da garrafa, a empresa anunciou também uma nova parceria com a Pilot Lite, para lançar a Pulpex Limited, empresa de tecnologia de embalagens sustentáveis e responsável por desenvolver a garrafa à base de papel escalável que pode ser totalmente reciclada.

A embalagem foi projetada para conter uma variedade de produtos líquidos. “Estamos orgulhosos de termos criado essa embalagem sustentável. Ela tem o potencial de ser um grande marco”, diz Ewan Andrew, diretor global de Sustentabilidade da Diageo.

Consórcio com outras marcas

A Pulpex Limited estabeleceu um consórcio com principais empresas de FMCG (Fast Moving Consumer Goods) do planeta em diferentes categorias, incluindo Unilever e PepsiCo, para garantir que a inovação possa ser usada de forma abrangente.

Foto: Divulgação

A tecnologia desenvolvida permitirá produzir uma variedade de garrafas de molde único sem plástico para uma variedade de bens de consumo, possibilitando que as marcas repensem seus designs de embalagens ou que essas passem a ser de papel, sem comprometer a qualidade existente do produto.

A expectativa é que os parceiros do consórcio lancem suas próprias garrafas de papel, com base no design e na tecnologia da Pulpex Limited, em 2021.

“Podemos usar o poder coletivo das marcas para ajudar a minimizar as marcas ambientais das embalagens, alterando os comportamentos de fabricação e de consumo”, Sandy Westwater, diretora da Pilot Lite.