O Food truck é uma tendência gastronômica mundial que vem conquistando muitos brasileiros. Aproveitando essa onda, a agência Africa Rio desenvolveu uma interessante ação que aproveita o espaço móvel de maneira inusitada.

A iniciativa, criada em parceria com a ONG Make Them Smile e a Truckvan, recolheu alimentos que seriam desperdiçados em restaurantes e transformou-se em novas refeições, que puderam alimentar moradores de rua.

“A nova tendência das ruas ajudando quem vive nelas”, diz o texto da campanha intitulada Feed Truck. A ação tem como base o número absurdo de alimentos desperdiçados no Brasil: 40 mil toneladas diariamente. O pior é que 80% deste desperdício acontece durante o preparo das refeições.


Imagem: Reprodução

Ao recolher mais de uma tonelada de alimentos, foi possível produzir cerca de duas mil refeições e distribuí-las a centenas de moradores. A ação foi realizada em março com a parceria de chefs e restaurantes do Rio de Janeiro, que até colaram adesivos em seus estabelecimentos divulgando o trabalho. La Casserole, Venga!, Lasai e Confeitaria Colombo são alguns dos participantes.

Os profissionais mostraram que é possível fazer “milagre” com as sobras desperdiçadas e quem experimentou garante que o sabor não deixou a desejar. Confira:

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.