- Publicidade -

Fénix alimenta população e ajuda agricultura local

ONG americana estabeleceu uma rede que beneficia os agricultores locais, restaurantes e a população carente no Arizona

agricultura local alimentos
Com alimentos produzidos na agricultura local, a cidade prepara refeições para a população carente. Foto: Roosa Kulju | Unsplash

A pandemia fez com que muitas pessoas descobrissem novas maneiras de trabalhar e também maneiras de ajudar quem precisa. E alguns governos também fizeram estas descobertas, unindo a ajuda a quem está vulnerável e novas oportunidades para quem está trabalhando. Foi o que aconteceu na cidade de Fénix, capital do Arizona, nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo que apoiou o trabalho de restaurantes e agricultores locais, a prefeitura ajudou a levar comida para quem precisa.

- Publicidade -

Entre julho e dezembro de 2020, o Programa Alimenta Fénix (Feed Phoenix Program) garantiu mais de 50 mil refeições para a população local. E essa é apenas uma parte da história.  

Em abril, o município recebeu sua verba de auxílio emergencial e ao invés de direcionar o dinheiro diretamente para a compra de alimentos,  convocou uma organização sem fins lucrativos, a Local First Arizona, para que fosse realizada uma abordagem holística que favorecesse toda a cadeia alimentar local.

Rede positiva

Como resultado foi criado o Programa Alimenta Arizona, que tem benefícios em diversas frentes de atuação, conectando produtores agrícolas e restaurantes que estavam passando por dificuldades para se manter e a população carente da cidade.  A ONG compra alimentos dos Produtores agrícolas, paga para que os restaurantes produzam as refeições e distribui a comida para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

As refeições são distribuídas em 30 locais diferentes e são gratuitas para quem não pode pagar. Para melhorar, são alimentos frescos, muito mais nutritivos do que as opções processadas normalmente distribuídas.

- Publicidade -

A ONG Local First Arizona trabalha há anos apoiando cerca de 3 mil negócios locais e estimulando a população a fazer o mesmo, escolhendo produtos e serviços oferecidos por quem vive e trabalha na cidade.

“A cidade poderia ter usado toda a sua verba em um contrato com uma grande empresa, para o prepare destas refeições. Mas, o que fizemos foi investir em uma cadeia de produção que ajudou a maior quantidade possível de Produtores e empresas locais”, explica Kimber Lanning, que fundou a ONG.

vegetais agricultura local
Foto: Randy Fath | Unsplash

Resultados

“Este programa está nos ajudando a alimentar a nossa comunidade e manter a nossa cozinha funcionando”, comemora Maria Parra Cano, chef do restaurante Sana Sana que prepara centenas de burritos vegetarianos dentro do programa. Ela conta que o restaurante fechou pela pandemia, mas que com a ação, a equipe continua com trabalho.

- Publicidade -

As conexões estabelecidas entre os restaurantes e os agricultores locais vai ser um legado do programa para quando a pandemia acabar. Muitos Produtores e estabelecimentos já disseram que vão continuar com a parceria, mesmo depois que o programa encerrar suas atividades.

“Estamos fortalecendo a nossa comunidade e relações sociais. Os restaurantes descobriram que muitos dos produtos que eles precisam podem ser fornecidos por agricultores locais, que entregam diretamente”, conta a coordenadora de programas ambientai da cidade, Roseanne Albright.

A compra direta de produtores locais, com menos atravessadores e menores distâncias entre a produção e o consumidor garante alimentos mais baratos e mais frescos.