- Publicidade -

Família cultiva alimentos em horta comunitária para garantir renda mensal

A plantação abastece o mercado municipal do bairro e disponibiliza vendas individuais para quem procura o espaço.

Alexandre Noronha/Sehab

Orgulho e muito amor são os sentimentos de Alzecina Souza pelo que faz há 27 anos: planta, colhe e vende hortaliças.

- Publicidade -

Ao ser contemplada com uma unidade habitacional do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), no bairro Cidade do Povo, em Rio Branco, Alzecina temeu não poder continuar trabalhando com o que fez a vida toda. “Criei todos os meus filhos com o que a terra me deu. Quando me mudei, não sabia o que ia fazer da vida”, relata.

O medo deu lugar à realização de um sonho: manter sua fonte de renda no novo endereço. “Quando surgiu a oportunidade de ter esse terreno na Cidade do Povo, foi o momento de maior alegria”, conta.

Na área gerenciada pela família de Alzecina na horta comunitária da Cidade do Povo, cada maço de hortaliças contendo cheiro-verde, pimenta-de-cheiro e tomate é vendido ao preço de um real. É daí que vem o sustento dela e dos filhos. A profissão, motivo de honra para a chefe de família, é passada de mãe para filho. Toda a produção é cultivada por cinco dos sete filhos, que também vivem na comunidade.

A plantação abastece o mercado municipal do bairro e disponibiliza vendas individuais para quem procura o espaço. A renda mensal é de, aproximadamente, mil reais. “Tudo que a gente planta com amor dá uma boa colheita. Eu gosto de trabalhar com verdura. É um dinheiro honrado e garante o pão de cada dia”, relata.

- Publicidade -

Veja no vídeo abaixo o depoimento da dona Alzecina:

Agência de Notícias do Acre

- Publicidade -