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Há pouco mais de uma semana, a Escola Municipal Brice Francisco Cordeiro, em Goiânia, Goiás, reuniu alunos e voluntários para uma ação diferente. Para despertar o interesse dos estudantes na conservação do Cerrado, o colégio está implantando um sistema agroflorestal em seu terrreno.

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A iniciativa, capitaneada pelo Coletivo ViraMundo, é parte do “Projeto Brice: Educação Para Além do Lixo”. “Neste espaço, plantamos diversos tipos de hortaliças e folhagens; conversamos em roda sobre a importância da soberania alimentar, irrigamos e adubamos o prato do dia a dia, assim como compartilhamos conhecimento sobre cada espécie de planta da horta. O sonho plantado tornou possível a alimentação orgânica na cantina da escola e também na comunidade local”, afirmou o grupo após a primeira atividade na escola.

Entre as ações, o grupo também realizou oficinas para a criação de um sistema de gestão de resíduos sólidos. Em três ciclos, o coletivo abordou o hiperconsumo, o destino do lixo, reciclagem e compostagem. Crianças do ensino fundamental participaram das atividades.

A iniciativa foi organizada pelo biólogo Flávio Rodrigues e o agroflorestor Rafael Tokarski, ambos do Coletivo Vira Mundo. Além da bióloga Nathália Machado, do Movimento Nós + Árvores. Confira ainda abaixo a definição de sistema agroflorestal pelo coletivo.

Sistema agroflorestal

Agrofloresta é um conceito que sugere a utilização dos recursos naturais de forma mais sustentável. Os sistemas agroflorestais vêm ganhando visibilidade nacional e internacional, especialmente após a divulgação dos trabalhos do pesquisador e agricultor suíço Ernst Gotsch. O sistema, que combina o plantio de hortaliças e árvores, propõe, além da produção de alimentos, a conservação ambiental, melhoria da qualidade do clima, da conservação da água e produção de outros recursos naturais, como madeira.

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