Os estoques dos bancos de sangue estão sofrendo com a queda no número de doadores. Diversos hemocentros, em todo o país, estão enfrentando dificuldades e fazendo apelos por doações de sangue desde o início da pandemia. Cientes da questão, empresas estão lançando campanhas de incentivo. Uma delas é da Blue Sol Energia Solar que, durante o mês de Julho, realiza a campanha “Doe sangue, mude vidas”. A empresa vai presentear os doadores com cursos de capacitação online 100% gratuitos.

De acordo com Nelson Colaferro, que é doador de sangue e sócio-fundador da Blue Sol, a campanha nasceu após um período de reflexão.

“Ficamos avaliando formas de ajudar as pessoas neste momento em que o setor de saúde e a sociedade como um todo vem passando por uma série de desafios. Chegamos à conclusão de que seria possível praticar empatia, ajudar os hemocentros e hospitais e, ao mesmo tempo, oferecer uma oportunidade de formação técnica, através dos nossos cursos de capacitação, para a retomada da economia”, avalia o executivo.

Como participar

Para participar da campanha “Doe sangue, mude vidas” é bem simples. Basta que as pessoas que estiverem saudáveis e que atendam a todos os requisitos para doar sangue se dirijam a um hemocentro, em qualquer lugar do país, e faça a sua doação de sangue. Após o procedimento, basta acessar o site da Blue Sol, registrar a sua doação e informar os dados completos de quem fará um dos cursos oferecidos pela empresa, já selecionando o curso pretendido.

Posteriormente, o doador receberá um e-mail de agradecimento da Blue Sol e deve respondê-lo anexando o comprovante de realização da doação de sangue. Quem preferir pode enviá-lo diretamente para [email protected]

“Pensamos nesse mecanismo para incentivar as pessoas a procurarem os hemocentros. Ao mesmo tempo em que ajudam doando sangue, também receberão a oportunidade de fazer, gratuitamente, um treinamento online de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos ou Instalação de Sistemas Fotovoltaicos, que custam, respectivamente R$ 690 e R$ 890. Os inscritos poderão iniciar o curso logo após a realização do cadastro e eles ficarão disponíveis pelo período de 6 meses”, conta Colaferro.

doação de sangue
Foto: iStock

Segundo o executivo, a expectativa é de que cerca de 500 pessoas possam fazer os cursos de capacitação oferecidos pela Blue Sol Energia Solar por meio das doações de sangue aos hemocentros. Como os cursos são totalmente online, é possível que pessoas em todo o país participem da campanha e sejam capacitadas pela Blue Sol, que é referência no segmento de energia solar fotovoltaica.

“Quem participar da nossa campanha terá a chance de ajudar duas vezes: uma doando sangue e a outra dando um curso de presente a alguém que esteja precisando de capacitação para encontrar um bom emprego neste mercado ou mesmo iniciar o próprio negócio”, finaliza Colaferro.

A campanha “Doe sangue, mude vidas”, realizada pela Blue Sol Energia Solar, acontece de 1 a 31 de julho. Os participantes que compartilharem suas fotos no momento da doação de sangue no Instagram com a #doesanguemudevidas ganharão espaço nos stories da Blue Sol.

Curso Projetos de Sistemas Fotovoltaicos da Blue Sol Energia Solar:

O curso de Projetos da Blue Sol visa preparar o aluno no desenvolvimento de projetos de sistemas fotovoltaicos conectados à rede para microgeração distribuída. No treinamento o aluno aprenderá todo o passo a passo para o dimensionamento de sistemas fotovoltaicos conectados à rede, o procedimento para solicitação de acesso junto à concessionária de energia, bem como o manuseio do software Pv-Syst, um dos mais utilizados para a simulação e dimensionamento de sistemas fotovoltaicos.

Curso Instalação de Sistemas Fotovoltaicos da Blue Sol Energia Solar:

O curso de Instalação da Blue Sol visa preparar o aluno no processo de instalação de um sistema fotovoltaico conectado à rede. O treinamento aborda a definição e classificação de sistemas fotovoltaicos; características técnicas e rendimento energético; conceitos de eletricidade; tipos de estrutura para fixação em telhados cerâmicos, metálicos e de fibrocimento; ferramentas e EPI’s básicos para instaladores; dispositivos e montagem de uma string box e fixação e inicialização do inversor.

Leia também: Campanhas incentivam doação de sangue com doação de lanches e cestas básicas.