- Publicidade -
imposto resíduos
Vista área de Šibenik. Foto: Depositphotos

Separar os resíduos diários de forma correta e encaminhá-los para a reciclagem deveria ser parte da vida comum de qualquer pessoa. A realidade, no entanto, é outra: as taxas mundiais de reciclagem ainda são muito baixas frente à geração de resíduos. Buscando reverter esse quadro localmente, Šibenik, uma cidade histórica da Croácia, anunciou que os moradores que reciclam regularmente terão um imposto de coleta de lixo mais baixo.

- Publicidade -

As autoridades locais veem nesta nova política uma forma de reduzir a poluição e as emissões geradas pelo lixo que acaba em aterros sanitários desnecessariamente. É uma maneira também de engajar a população a fazer parte da mudança.

Para se qualificar a receber o desconto no imposto, o morador precisa realizar a separação dos resíduos orgânicos, resíduos recicláveis, resíduos urbanos volumosos e perigosos, resíduos urbanos mistos e, se possível, a compostagem dos resíduos orgânicos.

Segundo comunicado oficial, além de residências, o corte de impostos pode se aplicar a locatários e pequenas empresas. Isso pode levar a uma redução do imposto sobre resíduos em cerca de 30% a 50%. Há ainda benefícios adicionais se uma família for capaz de produzir menos de 240 litros de lixo.

Por outro lado, quem for flagrado descumprindo as regras de separação mais de três vezes em um determinado ano perderá a redução do imposto por um período de 12 meses.

- Publicidade -

A prefeitura da cidade defende que a proposta oferece vantagens à população e à gestão, uma vez que, com essa “pré-separação”, o custo da eliminação de resíduos para o município de Šibenik também diminuirá.

Recicle você também

Mesmo sem incentivo governamental, você pode e deve começar a separar os resíduos que produz. Se não sabe por onde começar, veja aqui dicas de como reciclar e/ou confira o guia para inserir a reciclagem em seu cotidiano.

- Publicidade -