casal espalha sementes de flores nativas em são francisco
Fotos: SFinBloom
- Publicidade -

Um casal norte-americano está mudando o cenário de diversos canteiros da cidade de São Francisco, na Califórnia. Shalaco e Phoenix viralizaram recentemente nas redes sociais com seus vídeos de antes e depois com o resultado de meses jogando sementes de flores nativas aleatoriamente para ajudar as abelhas e insetos polinizadores.

A dupla autoproclamada “punks de pétalas” utiliza seus skates elétricos para sair dispersando sementes pela cidade. Para fazer isso, eles misturam sementes de espécies nativas da região e colocam-as em saleiros, ou recipientes geralmente usados para colocar queijo ralado, chamados agitadores (shakers, em inglês). Assim, eles simplesmente passam rapidamente dando “pitadas” de sementes em canteiros por aí.

casal joga sementes de flores nativas em São Francisco
Foto: SFinBloom

Inicialmente, o casal apaixonado por plantas começou a fazer isso simplesmente por hobby, porém, o sucesso foi tanto que resolveram criar o SFinBloom, um negócio onde vendem o mix de sementes utilizado por eles, além de consultoria de jardinagem, oficinas de plantio e palestras. Phoenix, que já trabalhava com paisagismo, também possui uma empresa de design de jardins chamada Green Earth Gardeners.

- Publicidade -

A dupla mistura bastante humor e arte ao trabalho deles, usam fantasias de abelhas, criam vídeos divertidos e bem editados que viralizam em plataformas como o Tik Tok. Eles também trabalham em grupoe e usam até arminhas de brinquedo para arremessar sementes pelos locais.

@sfinbloom

Reply to @jorgeleonardoreyes Planting native wildflowers for the butterflies and bees #🧂🌱🌸🐝 How-to: @sfinbloom

♬ original sound – San Francisco in Bloom

Espalhando sementes com responsabilidade

Eles lembram que plantar sementes é apenas a ponta do iceberg quando se trata de conservação, restauração e recuperação de terras. Enquanto a Califórnia luta contra espécies invasoras, incêndios florestais, seca e muito mais, a promoção de jardins nativos é essencial para a preservação de suas paisagens.

Na Califórnia, por exemplo, existem mais de 7.000 plantas nativas, muitas não podem ser encontradas em nenhuma outra parte do mundo. Por isso, a dupla utiliza somente sementes de espécies nativas em suas ações de jardinagem de guerrilha.

Shalaco e Phoenix e o resultado das sementes de flores que joragam
Foto: SFinBloom

Eles também disponibilizam pelo site deles o kit pronto com o dispersor com o mix de sementes nativas como California Poppy, Blue Flax e Golden Lupin, misturadas com casca de arroz para ajudar na dispersão. A ideia é que muitas pessoas passem a aderir o movimento e que as flores nativas se espalhem cada vez mais pela cidade (e pelo mundo).

“Com o SFinBloom, queremos democratizar a jardinagem e torná-la acessível para as pessoas, então é isso que trazemos para o conteúdo que criamos… As pessoas nos chamaram de ativistas e disseram que somos disruptores. Mas [plantar sementes nativas] é meio que a coisa mais natural. Estamos apenas ajudando um pouco ”, diz Shalaco. “Adoraríamos que chegasse o dia em que isso fosse apenas uma coisa normal do dia-a-dia que as pessoas fazem”, acrescenta Phoenix.

sementes disponibilizada para venda pelo SFinBloom
Sementes disponibilizadas pela SFinBloom | Foto: SFinBloom

Seja um disseminador de sementes também!

Se você estiver interessado em se juntar ao movimento, um primeiro passo crucial é pesquisar as espécies nativas da sua região, Emuito importante pesquisar e escolher a espécie adequada para cada local, e de forma alguma plantar espécies consideradas invasoras, pois elas podem prejudicar o ecossistema. 

Algumas espécies nativas (ou já adaptadas à fauna e flora brasileira) podem ser consideradas, confira abaixo alguma delas:

  • Margaridinha Rasteira (Spilanthes repens)
  • Picão-Amarelo (Bidens rubifolia)
  • Botão-de-Lapela (Centratherum punctatum)
  • Cosmos (Cosmos sulphureus)
  • Amor-de-moça (Cosmos caudatus)
  • Ruélia-Vermelha (Ruellia elegans)
  • Lantana (Lantana camara)
  • Erva Arame (Verbena rigida)
  • Botão-de-Ouro (Unxia kubitzkii)
  • Trapoeraba-Peluda (Siderasis fuscata)
  • Azedinha (Begonia cucullata)
  • Guaxima (Sida glaziovii
  • Piriqueta (Piriqueta duarteana)
  • Albina (Turnera subulata)

Acompanhe o SFinBloom no Instagram e Tik Tok para ficar por dentro de mais resultados das atividades do casal.

- Publicidade -