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embalagens de bebida
Campanha mostra ciclo de vida de embalagens de bebida Imagem: Reprodução | Desperte Sua Latitude

Em um mundo de recursos finitos, a economia circular se torna imprescindível para cuidarmos do Planeta. Por isso, o movimento Menos 1 Lixo, em parceria com o Instituto Akatu e a Ball Corporation, líder mundial de embalagens sustentáveis de alumínio, lançam a campanha “Desperte sua latitude”, com o objetivo de informar o consumidor sobre a real circularidade das embalagens que consumimos, como latas, PET, vidro e cartonado.

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O projeto de educação ambiental teve seu pré-lançamento com uma websérie no IGTV da Menos 1 Lixo. Com o título de “Fato ou Fake”, a série, composta por três vídeos introduzem o assunto “circularidade e escolha responsável das embalagens” de uma forma divertida e bem próxima da realidade das pessoas.

Por ser um assunto muito distante da grande audiência, a cocriação apostou em estudos de personas, imersão e um resultado lúdico e prático de como aplicar essas escolhas em nosso dia a dia. 

Um website traz ainda todos os detalhes do estudo que foi usado como base para criação do conteúdo. Além do website, um e-book com o conteúdo resumido, está disponível para que todos possam baixar e ter em mãos um guia prático de como ser mais sustentável.

Circularidade

O projeto “Desperte sua latitude” nasceu a partir de dados do estudo internacional ACV (Análise do Ciclo de Vida), que desafia as formas tradicionais de medição da sustentabilidade utilizadas pelo setor de embalagens para bebidas.

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Isso porque faz uma análise completa, levando em conta desde a extração da matéria prima, a fabricação, logística e, claro, o pós-consumo e a mão de obra em toda a cadeia de reciclagem envolvida.

No Brasil, a pesquisa revelou que a lata de alumínio tem o mais alto indicador de circularidade de materiais, com um índice de 0.83 de uma escala que vai até 1 para latas de 473ml.

Já parou para pensar na quantidade de embalagens que são utilizadas diariamente?

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O último estudo como esse havia sido realizado há mais de uma década no País, reforçando a importância da análise para o cenário atual, onde precisamos resolver a crise global do lixo gerado por embalagens e lidar com a mudança climática. Se temos produtos que não valem a pena reciclar – ou se reciclá-los é muito difícil – tudo que estamos fazendo é gerenciar lixo.

Dados sobre a reciclagem no Brasil:

  • 66% dos brasileiros sabem pouco ou nada a respeito de coleta seletiva (IBOPE Inteligência).
  • 28% não sabem citar quais são as cores das lixeiras para coleta do material (IBOPE Inteligência).
  • Consumimos mais do que o planeta pode prover com sustentabilidade — nossa pegada global equivale a quase 1,75 vezes a capacidade do planeta (Global Footprint Network).
  • Os humanos geraram 2,01 bilhões de toneladas de resíduos sólidos em 2016 (Banco Mundial).
  • No Brasil, apenas 55% das embalagens plásticas descartadas foram recicladas em 2019 (11º Censo da Reciclagem do PET no Brasil).
  • Apenas 40% das embalagens de vidro, importantes para o setor de cerveja no Brasil, são recicladas (CEMPRE).
  • Desafios importantes nos sistemas de reciclagem e coleta dificultam a eficácia da reciclagem e reutilização dos materiais.
  • Mesmo quando os materiais são descartados corretamente, a reciclagem muitas vezes não funciona. Muitos materiais se fragmentam no processo de reciclagem e acabam virando lixo ou produtos de baixo valor.