No início do período de isolamento social, o casal Carlos Kaufmann e Denise Largman conversaram com a mãe dele sobre o que vinha pela frente. Carlos é proprietário do Buffet Vila Glam e trabalha com eventos, uma das áreas mais atingidas pela quarentena. Ouviu da mãe que “a hora que a nossa barriga começar a roncar, muita gente já vai ter morrido de fome no Brasil”.

Carlos e Denise, no buffet que se transformou em espaço de solidariedade.

Com isso em mente, ele e Denise decidiram usar o espaço do buffet que ficaria inativo para fazer marmitas e distribuir para as pessoas que moram nas ruas de São Paulo.

Começaram com os mantimentos que havia no estoque e a doação de alguns amigos. A produção era de aproximadamente 50 marmitas por dia. Mas este número foi crescendo cada vez mais e hoje, com a ajuda de doações e apoio de voluntários, são distribuídas 3 mil marmitas por dia para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Unidos do Bem

O local que recebia festas e comemorações, abriu espaço para trabalho voluntário e solidariedade. Além da população de rua, as marmitas são distribuídas diariamente para as comunidades de Heliópolis, Paraisópolis, Campo Limpo, Jardim Ângela, Grajaú e Capão Redondo.

O projeto que começou pequeno recebeu o nome de Unidos do Bem e vai continuar a mudar a vida das pessoas mesmo depois que a pandemia acabar. “Nosso plano é instalar cozinhas comunitárias nas comunidades que estamos atendendo. Já temos uma em Heliópolis e uma em Campo Limpo”, explica Carlos.

Mas para continuar mudando a vida das pessoas, Carlos e sua turma precisam de ajuda. Para a produção de marmitas, o atendimento às pessoas e a instalação de cozinhas nas comunidades, o coletivo Unidos do Bem recebe doações de mantimentos, roupas, cobertores e dinheiro por transferência bancária.

Leilão do Bem

Um leilão foi organizado para angariar fundos para o projeto. Entre as peças estão a obra Coexistência, do artista Eduardo Kobra, camisas autografadas do Gabi Gol, Rivelino, Lucas Moura e da seleção brasileira da Copa América 2019, uma réplica do carro de Nelson Piquet, entre outros itens que seguem sendo doados por atletas, artistas e personalidades.

O leilão online vai até o dia 2 de julho. Para participar, é preciso se cadastrar no site Superbid.

Como ajudar?

As doações de alimentos, embalagens para marmitas, roupas e cobertores podem ser enviadas diretamente para o Buffet Glam (Av. dos Carinas, 275 – Moema), todos os dias das 12h às 15h.

Doações em dinheiro podem ser feitas via transferência bancária:

  • Banco: Bradesco
  • Agência: 0031
  • Conta Corrente: 1509-1
  • Titular: Tomate Doce Gastronomia Ltda.
  • CNPJ: 13.019.474/0001-27

Quem quiser ajudar como voluntário, pode entrar no perfil do Unidos do Bem (@unidos.dobem) no Instagram e enviar uma mensagem.

As fotos desta matérias são reproduções do Instagram do Unidos do Bem.