Ação leva iluminação solar para comunidades da região Amazônica
Foto: Litro de Luz /Ellen Soares
- Publicidade -

A Audi e a ONG Litro de Luz se uniram para levar iluminação solar para comunidades carentes da região da Floresta Amazônica. Mais de 100 famílias serão impactadas com o projeto, que contempla duas ações principais: instalação de postes de energia solar nas áreas comuns de duas comunidades e entrega de lampiões solares para utilização das famílias em suas casas ou para deslocamentos. 

O processo do Litro de Luz Brasil contempla ainda as fases de visitas às comunidades para engajar os residentes, treinamento de embaixadores na região para representar a organização, mapeamento dos locais para implementação das soluções de iluminação, treinamento e instalação com os residentes, pesquisa para avaliar o impacto gerado e suporte para futuras manutenções – até mesmo o processo de logística reversa das baterias está contemplado.

Litro de Luz Brasil

Presente nas 5 regiões brasileiras, o Litro de Luz Brasil leva iluminação solar a comunidades sem acesso à energia ou sem luz nas ruas por meio de postes, lampiões e soluções solares compostas por materiais simples como garrafa PET e canos PVC, além de placa solar, bateria e LED.

- Publicidade -
Ação leva iluminação solar para comunidades da região Amazônica
Foto: Litro de Luz Brasil

A organização iniciou as operações no Brasil em 2014 e já impactou mais de 23 mil pessoas diretamente com o apoio constante de 200 voluntários. Sempre ensinando e montando as soluções em conjunto com os moradores das comunidades mais vulneráveis do País, atua em centros urbanos e áreas rurais, incluindo comunidades tradicionais como ribeirinhas, quilombolas e indígenas.

A ação em parceria com a Audi Environmental Foundation, Audi do Brasil e Litro de Luz Brasil prevê a instalação, nas áreas comuns das comunidades, de postes solares, que possuem bateria de lítio carregadas por energia solar, e lampiões solares que serão entregues para utilização das famílias atendidas. 

Ação leva iluminação solar para comunidades da região Amazônica
Foto: Kit Reyes/Litro de Luz

De acordo com Antonio Calcagnotto, responsável pela área de assuntos institucionais e sustentabilidade da Audi do Brasil, “este projeto alia diversos aspectos que estão no DNA da Audi: inovação, tecnologia, eletrificação e, acima de tudo, desejo de melhorar a vida das pessoas. A todo momento falamos de futuro, mas não podemos esquecer que existem milhões de pessoas que não possuem as necessidades básicas atendidas. Esta iluminação solar, além de neutra na emissão de CO2, trará melhoria da condição social, de segurança e saúde nestas comunidades”.

Ação leva iluminação solar para comunidades da região Amazônica
Foto: Litro de Luz/Bruna Arcangelo

A instalação e entrega dos equipamentos estão previstas para o segundo trimestre de 2022.

VEJA TAMBÉM:

- Publicidade -