Quem gosta de ler está sempre em busca de novos livros. Para quem prefere ou não tem condições de gastar muito em livrarias, o vício da leitura pode ser alimentado nas bibliotecas. Neste caso, a vantagem é poder pegar uma publicação emprestada sem ter que desembolsar um só centavo. Em contrapartida, algumas delas possuem muitas restrições e burocracias – como alternativa surgem as “bibliotecas livres”.

Também chamadas de bibliotecas públicas ou comunitárias, essas unidades facilitam o empréstimo não exigindo a apresentação de documentos, carteirinhas ou data de devolução. Muitas delas podem ser acompanhadas no blog “Bibliotecas do Brasil”, que mapeia as iniciativas espalhadas pelo país.

– Biblioteca Sem Paredes no Rio de Janeiro (RJ)


Foto: Divulgação

Projeto que busca incentivar a leitura na cidade maravilhosa. Os eventos são realizados na Praça Edmundo Rego, no Grajaú. Saiba mais aqui.

– Livro de Rua em Carapicuíba (São Paulo):


Foto: Divulgação

Com apoio da Primavera Editorial, livros são espalhados no Parque Gabriel Chucri e ficam à disposição de quem passa pelo local. Os eventos ocorrem todo último domingo do mês. Saiba mais aqui.

– Leitura na Praça em Belo Horizonte (MG):


Foto: Divulgação

A iniciativa é a realizada mensalmente no primeiro domingo do mês na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Saiba mais aqui

– Escambo de Livros em Salvador (Bahia):


Foto: Divulgação 

Realizado no Dique do Tororó, ponto de lazer conhecido da capital baiana, o escambo é realizado pelo movimento Navegue no Bem desde o ano passado. Saiba mais aqui.

– Ler é Viver em Manaus (Amazonas):


Foto: Divulgação

Fundado por uma funcionária pública, o projeto funciona dentro da recepção da Procuradoria da República no Estado do Amazonas. Saiba mais aqui

– Ciranda do Amanhecer em Tabuleiro do Norte (Ceará):


Foto: Divulgação

Projeto de incentivo à leitura e à cultura local. De forma que possui biblioteca, espaço para leitura e exibição de filmes, além de eventos com música, dança e teatro. Saiba mais aqui.

– Expedições Literárias – Bibliorodas no Distrito Federal


Foto: Divulgação

Formado por duas professoras, a iniciativa consiste em levar o conhecimento por meio de carrinhos de feira. As duas vão todos os sábados às feiras-livres da região distribuindo os livros. Saiba mais aqui.

Marcia Sousa – Redação CicloVivo

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.