- Publicidade -

300 árvores são colocadas em campo de futebol na Áustria

Com diferentes espécies, foi recriada uma pequena floresta em meio ao estádio.

Quarta-feira, 11 de setembro, hoje o título da Copa do Brasil de 2019 começa a ser decidido na Arena da Baixada em Curitiba (PR). Gostando ou não, o esporte move paixões e tem atenção de milhares de pessoas que, dos antigos rádios portáteis à transmissão pela internet, acompanham as partidas com afinco. É esta atenção como espetáculo que motivou o artista suíço Klaus Littmann a cobrir todo um campo de futebol austríaco com árvores. 

- Publicidade -

Nada menos que 300 árvores, algumas pesando até seis toneladas, podem ser contempladas no Estádio Wörthersee na cidade de Klagenfurt, na Áustria. Isso mesmo, contempladas. O projeto é apresentado como alerta: “um dia, talvez tenhamos que admirar os remanescentes da natureza em espaços especialmente designados, como já é o caso dos animais do zoológico”.

Nomeada “For Forest – The Unending Attraction of Nature”, a exposição é inspirada no desenho distópico do artista e arquiteto austríaco Max Peintner. A ideia é causar reações a partir do estranhamento. Uma visão “familiar” é colocada em um contexto totalmente diferente, questionando a consciência sobre a relação futura entre natureza e humanidade.

Desenho a lápis de Max Peintner, 1970/1971

Bétula de prata, amieiro, álamo tremedor, salgueiro branco e carvalho são algumas das espécies usadas para criar uma pequena floresta mista. Os visitantes podem admirar o monumento verde das arquibancadas. Um ponto interessante é que a exposição é aberta das 10h às 22h, de forma que é possível ter diferentes paisagens dependendo da hora do dia. 

Inaugurada no último domingo (8), a intervenção artística fica aberta à visitação gratuita até 27 de outubro de 2019.

- Publicidade -

As espécies serão plantadas, em uma área próxima ao estádio, após o fim da exposição.